Meizu abandona produção de smartphones para se focar na Inteligência Artificial

Meizu abandona produção de smartphones para se focar na Inteligência Artificial

26 Fevereiro, 2024 0 Por Joel Pinto

A Meizu, quem em 2022 foi adquirida pela Geely, anunciou a cessação total do desenvolvimento de smartphones tradicionais, em favor de uma estratégia totalmente focada na Inteligência Artificial para os próximos três anos.

A empresa, com sede na província de Guangdong, quer agora desenvolver dispositivos e também um sistema operativo móvel compatível com grandes modelos de linguagem (LLMs), incluindo os da OpenAI, criadora do ChatGPT. A Meizu procura construir um ecossistema aberto aos principais fornecedores de LLM em todo o mundo, para impulsionar a inovação e o desenvolvimento da IA.

A Meizu atribui a sua mudança em direção à IA a vários fatores, incluindo um ciclo de renovação de smartphones muito mais longo e o aumento da concorrência no setor. Para a empresa, este é um pivô histórico: a marca, fundada em 2003, construiu de facto o seu sucesso nos smartphones, depois de tentar a sorte no mercado dos leitores de MP3.

A OPPO, quarto maior vendedora global de smartphones em 2023, também está a embarcar na aventura da IA ​​com o anúncio da sua “era do AI Phone”, marcada pelo desenvolvimento do seu próprio modelo LLM, AndesGPT. Tony Chen Mingyong, fundador e CEO da OPPO, disse que a nova onda de tecnologia de IA está “redefinindo o futuro da indústria móvel”. Ele compara esse impacto à transição dos telefones tradicionais para os smartphones.

A OPPO também está empenhada em melhorar o seu assistente inteligente Breeno, que deverá ser capaz de conversas mais naturais e geração de conteúdo.

Meizu despede-se dos smartphone… pelo menos para já

Meizu

A crescente adoção de IA nos smartphones chineses não surge do nada: na verdade, faz parte de uma competição tecnológica cada vez mais feroz, ilustrada recentemente pelo lançamento na Samsung dos seus novos Galaxy S24 equipados com funcionalidades de Inteligência Artificial baseadas em parte na tecnologia Google Gemini.

A Samsung formou uma parceria tecnológica estratégica com o Baidu para levar o LLM da empresa chinesa para os seus Galaxy S24s, embora a colaboração tenha recebido uma receção morna dos clientes na China, o maior mercado mundial para smartphones.

A Counterpoint estima que as remessas globais de smartphones equipados com IA generativa poderão ultrapassar 100 milhões de unidades este ano, em comparação com cerca de 47 milhões em 2023, e atingir rapidamente 552 milhões até 2027. Esses dispositivos capazes de gerar conteúdo original marcam uma evolução significativa em comparação com smartphones equipados com funções tradicionais de IA, porque prometem utilizações mais personalizadas e interativas.

FONTE: SCMP

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.