LiquidVPN acusada de incentivar utilizadores à pirataria

LiquidVPN acusada de incentivar utilizadores à pirataria

5 Março, 2021 0 Por Joel Pinto

O LiquidVPN, um dos mais famosos serviços de VPN, que tem sede nos Estados Unidos, está na mira de várias empresas detentoras de direitos, que acusam o serviço de VPN de encorajar conscientemente os seus utilizadores a descarregar ilegalmente séries e filmes de diversos sites piratas. Segundo a reclamação apresentada, muitos assinantes do LiquidVPN estão a ser acusados de hacking.

Ontem, dia 4 de Março de 2021, a Voltage Holdings, a Millennium Funding e a Hunter Killer Productions, três produtoras de TV e filmes, entraram com um processo contra a LiquidVPN num tribunal federal na Flórida. Essa reclamação conta como alvo a 1707 Management, a empresa-mãe da LiquidVPN, e o seu proprietário, Charles Muszynski.

Segundo está a ser avançado pelo pessoal do The Hollywood Reporter, a denúncia acusa o serviço premium de VPN de ser responsável pela pirataria massiva de vários filmes, incluindo I Feel Pretty, Shock and Awe, Automata, Survivor e Hunter Killer.

LiquidVPN

LiquidVPN, e alguns utilizadores do serviço, alvo de processo judicial

Os reclamantes acreditam que o LiquidVPN encorajou publicamente os utilizadores a piratear filmes em sites ilegais. No seu site, o serviço descreveu o LiquidVPN como uma forma de iludir as autoridades:

“O LiquidVPN promove activamente os seu serviço com o objectivo de piratear filmes, inclusive infringindo obras de titulares de direitos”, acusa a denúncia. A VPN também afirmou em várias ocasiões em seu site: “somos a melhor VPN para torrents e partilha de ficheiros P2P”. O nome de um famoso site de torrent já foi mencionado: The Pirate Bay.

“Experimente tudo o que o Popcorn Time tem para oferecer nos EUA e no Reino Unido, não correndo riscos. Por que arriscar uma reclamação do seu ISP, ameaças e prisão para ter acesso ao seu programa de TV favorito?” Pode ler-se no site oficial do serviço.

A reclamação procura uma liminar para encerrar as actividades do serviço de VPN. As produtoras também reivindicam indemnizações por parte da empresa. Finalmente, a Voltage Holdings, a Millennium Funding e a Hunter Killer Productions também entraram com uma reclamação contra diversos utilizadores que descarregaram ilegalmente filmes, violando assim diversos direitos autorais. Por enquanto, não se sabe se esse ataque legal terá sucesso.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.