LG prepara-se para lançar a sua gama de TV’s Premium para 2019
3 Abril, 2019A LG Electronics (LG) vai lançar no InnoFest Europeu a sua gama de TV’s Premium 2019, incluindo a nova série de OLED TV e NanoCell TV com AI ThinQ (Artificial Intelligence). A decorrer em Madrid, Espanha, de 2 a 4 de abril, o InnoFest celebra anualmente a inovação da LG. Os novos modelos de TV oferecem uma otimização na imagem com AI e na qualidade de som sustentado pelo avançado processador inteligente de segunda geração α (Alpha) 9 Gen 2 da empresa e pelo algoritmo AI Deep Learning (de aprendizagem profunda). Graças ao novo algoritmo, as TVs da LG oferecerão imagem e som otimizados através da análise do conteúdo da fonte e ao reconhecer as condições do ambiente envolvente. Para maior conveniência e mais opções, a LG adicionou o assistente Alexa da Amazon, complementando o Google Assistant integrado nos equipamentos. (Serviços ainda não disponíveis em Portugal) Outra novidade na gama de TV 2019 da LG é a sua capacidade para suportar o Apple AirPlay 2 e o Apple HomeKit.
A gama premium da LG para o mercado europeu é liderada pelo topo de gama OLED TV, que oferece uma grande variedade de dimensões de ecrãs: W9 (modelo 77/65W9), E9 (modelo 65 / 55E9), C9 (modelo 77/65 / 55C9) e B9 (modelo 65 / 55B9). A empresa também adicionou a primeira OLED TV de 8K do mundo (modelo 88Z9) ao seu portfólio premium, e a melhor gama de sempre de TVs LED da empresa: o LG NanoCell TV.
NanoCell é a nova marca LED da LG. Um nome que destaca a excelente qualidade de imagem permitida pela tecnologia NanoCell. Garantindo uma gama de cores mais ampla e um contraste aperfeiçoado, o NanoColor emprega uma Full Array Local Dimming (FALD). O NanoAccuracy garante cores precisas e contraste num amplo ângulo de visão, enquanto o NanoBezel ajuda a criar as melhores experiências imersivas através de molduras ultrafinas e do design elegante e minimalista da TV.
A série NanoCell TV inclui 14 modelos com AI integrada, disponíveis em tamanhos que variam de 49 a 86 polegadas (modelo 75SM9900, 65/55SM9800, 65/55SM9010, 86/75/49SM9000 e 65/55/ 49SM8200).
Um sucesso na CES em janeiro deste ano, a OLED TV 8K de 88 polegadas da LG em exibição no evento que decorreu em Las Vegas foi a vencedora do Prémio de Inovação CES 2019 e de vários galardões importantes de publicações técnicas conceituadas, incluindo a Mashable, a Digital Trends e a TechRadar. Este equipamento também foi reconhecido recentemente com um iF Design Award, juntamente com a OLED TV C9 da LG. Além disso, as TV’s NanoCell 4K de 75 e 86 polegadas da empresa (modelo 75SM9900, 86SM9000) foram distinguidas com o CES 2019 Innovation Awards, enquanto as excecionais OLED TV’s E9 e C9 de 65 polegadas receberam elogios da Dealerscope, Reviewd.com e da Engadget.
O processador α9 Gen 2 usado nas OLED TV da série Z9, W9, E9 e C9 da LG eleva a qualidade de imagem e som por meio de um algoritmo de aprendizagem profunda (que recorre a um vasto banco de dados de informações visuais), reconhecendo a qualidade da fonte do conteúdo e implementando o melhor método para otimizar a saída visual.
Com capacidade para compreender como o olho humano percebe as imagens em diferentes condições de iluminação, o processador α9 Gen 2 ajusta a curva de mapeamento de tons de acordo com as condições do ambiente para atingir o nível ideal de brilho do ecrã. O processador usa o sensor de luz ambiente da TV para medir a luz externa, alterando automaticamente o brilho para fazer os ajustes necessários. Com a sua AI avançada, o α9 Gen 2 pode aperfeiçoar o conteúdo de HDR (High Dynamic Range) através da alteração dos níveis de brilho. Em ambientes bem iluminados, pode transformar cenas escuras e cheias de sombras em imagens facilmente discerníveis, sem sacrificar a profundidade ou fazer com que as cores não pareçam naturais ou supersaturadas. As TVs 2019 da LG também aproveitam a inovação mais recente da Dolby, que ajusta de forma inteligente o conteúdo Dolby Vision para garantir uma excelente experiência HDR, mesmo em condições de alta luminosidade.
O algoritmo de áudio da LG pode misturar o stereo de dois canais para replicar de forma convincente o som surround 5.1 virtual. O α9 Gen 2 ajusta o som de acordo com o tipo de conteúdo, tornando as vozes mais fáceis de serem ouvidas em filmes e programas de TV e oferecendo vozes nítidas e claras nas músicas. As TVs LG definem de forma inteligente os níveis perfeitos tendo como referência a sua posição numa sala, embora os utilizadores, se preferirem, também possam ajustar as configurações de som manualmente. As televisões topo de gama da LG oferecem novamente o som realista da Dolby Atmos para uma experiência imersiva de entretenimento.
Para maior conveniência, a gama de TV premium 2019 da LG disponibiliza o acesso a uma ampla seleção de serviços de AI através de várias plataformas, incluindo a Alexa da Amazon e o Google Assistant, e dará aos utilizadores a capacidade de assumir o controlo usando comandos de voz no âmbito da conversação. O intuitivo Home Dashboard simplifica a seleção e o controlo de dispositivos domésticos inteligentes a partir diretamente da TV. Além disso, os novos modelos vão suportar o Apple AirPlay 2 e o Apple HomeKit. O AirPlay 2 vai permitir aos utilizadores reproduzir vídeos do iTunes e de outros aplicativos – assim como músicas e fotos – diretamente dos seus dispositivos da Apple para a sua OLED TV ou NanoCell da LG. Com a disponibilização do HomeKit, os utilizadores vão poder controlar o seu televisor LG com o aplicativo Home ou o Siri. A Alexa da Amazon e os dois recursos da Apple estarão disponíveis através de atualizações de software.
As TVs AI 2019 da LG suportam especificações HDMI 2.1, permitindo que a TV OLED 88Z9 e a TV NanoCell 75SM9900 exibam conteúdo 8K de fontes externas a 60 frames por segundo com uma taxa de transferência de até 48Gbps, enquanto a nova série 4K pode exibir conteúdo 4K em 120 frames por segundo. Os modelos 2019 selecionados oferecem 4K High Frame Rate (4K HFR), modo de baixa latência automática (ALLM), taxa de atualização variável (VRR) e canal de retorno de áudio melhorado (eARC).
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.