Levem-me Para Casa estreia hoje na Netflix

Levem-me Para Casa estreia hoje na Netflix

30 Novembro, 2021 0 Por Joel Pinto

Existem 500 mil sem-abrigo nos EUA. Levem-me Para Casa é uma curta-metragem documental de Jon Shenk e Pedro Kos que retrata essa realidade a partir de diversas perspectivas. Este filme imersivo, que faz hoje a sua estreia na Netflix, e bem executado aporta um lado humano ao problema monumental ao contar histórias verídicas dos que o vivem, com a intenção de dar um primeiro passo no sentido de desafiar atitudes uniformizadas e políticas obsoletas, proporcionando ao público uma rara e profunda perspetiva sobre a escala, o contexto e a diversidade do drama dos sem-abrigo nos EUA.

Levem-me Para Casa assinala a primeira vez que Kos e Shenk, vencedores dos Emmys, correalizaram em conjunto e é uma coprodução da Netflix e da Actual Films, com produção de Bonni Cohen, Serin Marshall e Richard Berge.

Neste documentário, tendas transformam-se em quartos, camiões em casas de banho, e parques em cozinhas. Existe amor, mas também mágoa e violência. As pessoas fazem de sua casa onde quer que vão parar.

Levem-me Para Casa

Levem-me Para Casa já está na Netflix

Quando os realizadores Pedro Kos e Jon Shenk se decidiram a abordar o tema dos sem-abrigo, tinham um objetivo em mente: humanizar a experiência, independentemente da forma que assumisse. Os dois partem em busca de histórias de pessoas que vivem na rua e que, não fosse um vasto conjunto de circunstâncias — dependência, doença mental, abuso sexual, homofobia, despesas de saúde, deficiência — viveriam exatamente da mesma forma que as pessoas que dormem confortavelmente nas suas camas a apenas alguns quarteirões (ou mesmo pisos) de distância.

Na sombra da promoção imobiliária desenfreada de Los Angeles, São Francisco e Seattle, Kos e Shenk filmaram o dia a dia de mais de duas dúzias de pessoas ao longo de três anos de modo a proporcionar um retrato fidedigno do que significa ser sem-abrigo nos EUA nos tempos que correm.

Criado como uma sinfonia visual de duas partes filmada em períodos de produção distintos, o filme revela um mundo paralelo escondido à vista de todos, e desafia o público a sentir a escala, o contexto e a diversidade do drama dos sem-abrigo nos EUA.

Se quiser, pode assistir ao trailer do documentário aqui.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.