Jack Dorsey (ex CEO do Twitter) fala sobre os supostos “Twitter-files”

Jack Dorsey (ex CEO do Twitter) fala sobre os supostos “Twitter-files”

15 Dezembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Amplamente destacado por círculos ultraconservadores nos Estados Unidos, o caso dos ficheiros do Twitter, os famosos Twitter-Files, continua a alimentar as conversas, especialmente nos Estados Unidos, onde a liberdade de expressão é consagrada na constituição.

Relembrando, os Twitter-Files são aqueles ficheiros desenterrados por Elon Musk, ficheiros que seriam o equivalente a “listas negras” de moderação nas quais encontraríamos principalmente personalidades conservadoras e/ou republicanas.

Jack Dorsey, ex-cofundador e chefe do Twitter, expressou o seu desacordo com a leitura “polémica” que poderia ser feita desses ficheiros. Numa longa série de tweets, Dorsey opôs-se ao ponto de vista de Musk e de parte da esfera conservadora dos EUA. O Ex-CEO admite que “erros foram cometidos” mas esclarece sem rodeios que a sua empresa “não tinha má intenção ou agenda oculta, e que todos agiam com base nas melhores informações que tínhamos na época” .

Dorsey lamenta, no entanto, que não tenha havido mais transparência em torno desses ficheiros, uma ausência de transparência que serviu de argumento para Musk lançar suspeitas sobre as antigas equipas de moderação que foram todas dissolvidas no processo dessas revelações.

Dorsey revela que os Twitter-Files não têm qualquer agenda oculta

Twitter-Files

Talvez desapontado com o que aconteceu com a sua criação nas mãos do ‘autoritário Musk’, Dorsey agora parece estar a apostar em outras redes sociais, ou ferramentas de comunicação: o ex-chefe do Twitter anuncia no final da sua longa discussão que vai investir alguns milhões de dólares no Signal.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.