iPTV: Polícia europeia realiza a maior operação de sempre para bloquear transmissões ilegais

iPTV: Polícia europeia realiza a maior operação de sempre para bloquear transmissões ilegais

23 Março, 2019 1 Por Joel Pinto

As autoridades espanholas, Britânica, Dinamarquesa, em cooperação com a Europol, já perceberam que foi apresentado como “a maior operação na Europa” para pôr fim a uma rede IPTV. Este sistema é usado para transmitir centenas ou até milhares de canais, em troco de alguns euros por mês. Claro, uma prática muito pouco legal.

14 buscas foram realizados pelas autoridades, incluindo oito em Espanha, quatro na Dinamarca e duas no Reino Unido. No total, cinco pessoas foram detidas e acusadas de vários crimes. entre eles o crime de propriedade intelectual, fraude e lavagem de dinheiro. Dez outras pessoas fizeram declarações à polícia, mas não foram presas.

O caso começou em 2015, quando a Premier League (liga inglesa) apresentou uma queixa contra um serviço espanhol de IPTV que propunha ver ilegalmente os seus jogos. A investigação permitiu voltar à fonte, em particular ao descobrir que o serviço estava bem estabelecido com filiais em dezenas de países, principalmente para lidar com o pagamento.

Na chegada, a polícia descobriu 11 “fazendas de servidores”, algumas das quais tinham mais de 44 servidores a servir canais de IPTV. As autoridades estimam que os autores ganharam 8 milhões de euros, dos quais 1,6 milhões já tenham sido colocados em paraísos fiscais no no exterior dos respectivos países

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.