Com o iOS 15, a Apple espera acabar com as passwords

Com o iOS 15, a Apple espera acabar com as passwords

14 Junho, 2021 0 Por Joel Pinto

Quem nunca teve alguma complicação com uma das suas passwords? Seja porque se esqueceram da mesma, ou porque é muito complexa e cada vez que a temos de inserir, é uma dor de cabeça. Eu certamente não serei o único a achar que muitas vezes são uma dor de cabeça.

Como tal, não é surpreendente que tenhamos grandes empresas a tentar encontrar forma de utilizarmos, cada vez menos, as ditas passwords. Por exemplo, a Microsoft diz que mais de 200 milhões de contas da Microsoft já usam um modo de ligação sem password. Há algum tempo que esperamos que a Apple ofereça algo semelhante. E parece que algumas novidades sobre esse assunto chegarão com o iOS 15. É que foi detectado nessa versão do sistema operativo algo chamado de Passkeys... entenda o que é.

O Paskeys é reconhecido pelo FIDO Alliance, responsável pelo padrão de chave de segurança, como uma solução que oferece um nível de segurança equivalente. A única restrição real deste dispositivo é que ele funciona apenas com dispositivos Apple. Concretamente, a Apple está à procura de substituir as passwords pelo Face ID e pelo Touch ID.

Passkeys

Passkeys podem substituir as passwords do iOS 15

Actualmente, os utilizadores podem usar o Face ID, ou Touch ID, para desbloquear o acesso às suas passwords guardadas, mas não pode criar contas directamente com essa biometria. Isso é completamente diferente de usar passwords, e quando visitar um site compatível, tudo o que precisa de fazer é inserir o seu nome de utilizador desejado, e a parte da password é inteiramente gerida pelo Face ID ou Touch ID.

O utilizador não terá que seleccionar qualquer password, já que tudo será feito de forma automática. Na próxima sessão, o smartphone reconhece o utilizador, e liga-o automaticamente.