iOS 14: Apple finalmente começa a ser um pouco mais flexível

iOS 14: Apple finalmente começa a ser um pouco mais flexível

25 Junho, 2020 0 Por Joel Pinto

Entre as diversas alterações efectuadas pela Apple no novo iOS 14, demonstra que a empresa está a abrir um pouco mais o seu ecossistema, e permite agora que aplicações de terceiros possam ser aplicações pré-definidas do sistema operativo.

Com o iOS 14, e iPadOS 14, os utilizadores do iPhone e iPad poderão seleccionar as suas aplicações pré-definidas para o email e o browser. Isso significa que poderão clicar em links da Web ou endereços de e-mail em qualquer aplicação e abri-los no seu navegador preferido, ou no seu cliente de e-mail favorito, e não naquele que é forçado pela Apple. No entanto, a Apple continua a obrigar os utilizadores a usar as suas próprias aplicações para as fotografias, mapas, músicas, mensagens, calendários e tudo o resto.

iOS 14 permite que decida qual o seu cliente de e-mail e Browser pré-definido

A Apple não falou muito sobre a sua decisão de limitar as alterações padrão da aplicações apenas para o Browser e para o cliente de e-mail, mas certamente parece uma capitulação fácil, já que a empresa enfrenta um maior escrutínio dos reguladores por causa das suas práticas na App Store. A Apple começou a usar as suas próprias aplicações há anos, e concorrentes como o Spotify argumentam que usar esses padrões esmaga totalmente a concorrência.

Pode parecer pouco, mas temos de começar por algum lado. Por agora foi o Browser e o cliente de email, pode ser que daqui a alguns meses seja “aberta” a possibilidade de outro tipo de aplicações.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.