Inteligência artificial: Europa e Estados Unidos anunciam código de conduta comum

Inteligência artificial: Europa e Estados Unidos anunciam código de conduta comum

1 Junho, 2023 0 Por Joel Pinto

A União Europeia e os Estados Unidos anunciaram um projeto de código de conduta comum sobre a inteligência artificial (IA) à candidatura voluntária para empresas do sector, face ao risco de ver a China dar o pontapé inicial para regular um domínio em plena explosão.

Dos líderes políticos aos próprios projetistas da tecnologia, está a surgir um consenso global sobre a necessidade de regulamentar – mais ou menos livremente – uma tecnologia com efeitos revolucionários, mas com altos riscos de derrapagem.

Depois de uma reunião de alto nível no norte da Suécia, o ministro das Relações Exteriores dos EUA, Antony Blinken, disse que os ocidentais sentem uma “urgência feroz” para agir como a tecnologia, simbolizada por ferramentas como o chatbot ChatGPT. O código de conduta “estaria aberto a todos os países com interesses semelhantes”, disse ele em entrevista coletiva.

A vice-presidente da Comissão Europeia responsável pela Concorrência, Margrethe Vestager, conhecida pelo seu embate com gigantes americanos como a Apple, indicou que uma versão preliminar será apresentada nas próximas semanas:

“Achamos que é realmente importante que as pessoas possam ver que as democracias estão a funcionar”, disse ela. A ideia é apresentar “muito, muito em breve” uma proposta final, na esperança de reunir “o círculo mais amplo possível”, disse ela, citando “os nossos amigos no Canadá, Reino Unido, Japão, Índia”.

Inteligência artificial é uma preocupação global

Americanos e europeus temem, entre outras coisas, que os padrões chineses sejam impostos se o Ocidente não se unir. A União Europeia está a preparar um quadro jurídico completo e imperativo que se aplicaria à inteligência artificial em alguns anos – no mínimo no final de 2025 – mas o código de conduta elaborado com os Estados Unidos será voluntário.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.