Intel promete SSD com mais capacidade e mais barato

Intel promete SSD com mais capacidade e mais barato

27 Setembro, 2019 0 Por Joel Pinto

A Intel promete trazer em breve, novos SSD e chips NAND de maior capacidade e ainda mais baratos. Pelo menos é o que promete uma nova tecnologia para a fabricação de chips de memória usados ​​por esses dispositivos de armazenamento.

Quando os primeiros chips flash apareceram no mercado, eles armazenaram os dados numa matriz composta por células que podem gravar um pouco (0 ou 1). Mas muito rapidamente o progresso tecnológico tornou possível armazenar vários bits por célula – até quatro com a tecnologia actual.

Intel lança tecnologia SSD projectada para aumentar a capacidade e reduzir custos

A Intel anuncia que desenvolveu um processo de fabrico que agora permitirá a codificação de até 5 bits por célula. O que aumenta ainda mais a densidade de armazenamento da tecnologia SSD. A empresa ressalta que esse progresso “reduzirá custos além do que as células de quatro níveis permitem”, mas sem revelar mais detalhes. Por enquanto, parece que a Intel está disposta a revelar a tecnologia, sem dar um cronograma para a sua colocação no mercado. Mas já existe uma certa concorrência nesse nicho: no mês de Agosto, foi a Toshiba que apresentou a sua própria tecnologia de células em cinco níveis.

Intel SSD

Além dessas novas tecnologias, as fabricantes podem empilhar matrizes de células em vários níveis, em 3D. As fábricas da Intel já são capazes de atingir até 96 camadas nos chips de memória da empresa disponíveis em 2019. Mas o fundador da empresa quer ir muito além: a empresa anunciou que os chips de memória com até 144 camadas estarão no mercado em 2020. Resta ver até que ponto esses esforços tecnológicos irão convergir o preço do gigabyte no SSD com o preço do gigabyte nos discos rígidos convencionais ou, finalmente, permitir uma comparação das curvas de preço.

Esperemos realmente que esta evolução permita que o preço por GB dos SSD desça ainda mais.

VIA

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.