Já é possível instalar o Windows 10 num Raspberry Pi
16 Fevereiro, 2019O que costumava ser algo impossível de realizar, agora tornou-se possível. Com a versão do Windows 10 compatível com os processadores ARM, já é possível instalar o sistema operativo da Microsoft num Raspberry Pi 3.
Até agora, era impossível executar o Windows 10 corretamente num Raspberry Pi. A máquina acaba por realmente ser muito modesta para suportar o sistema operativo, ao contrário do sistema Android que poderá ser executado mais facilmente.
Atualmente, o modelo mais poderoso da fabricante é o Raspberry Pi 3 B +. No entanto, a sua configuração ainda parece fraca para instalar um sistema operativo que é ganancioso em termos de recursos. Na verdade, o PI mais poderoso tem apenas um processador ARM Cortex A53 com quatro núcleos com clock máximo de 1,4 GHz, 1 GB de RAM e um modesto GPU dual-core que opera a 400 MHz.
No entanto, é teoricamente provável que uma nova versão do Windows 10 projetada para ser executado em laptops equipados com processadores ARM funcione no Raspberry Pi. Em qualquer caso, é o que afirma um desenvolvedor que conseguiu instalá-lo no seu Raspberry Pi 3.
Ainda assim, não espere grandes milagres, já que a sua manipulação é mais um DIY do que qualquer outra coisa, já que o desempenho é, no mínimo, catastrófico. Se, no entanto, quiser entrar nessa aventura, precisará de ter pelo menos um Raspberry Pi 3 B ou B +. E também vai precisar de um cartão microSD com pelo menos 16 GB de armazenamento, tal como uma imagem do sistema operativo do Windows 10 ARM64. Pode encontrar todas as instruções e ficheiros necessários para esta manipulação através deste link do GitHub.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.