Huawei anuncia o HarmonyOS NEXT que perde suporte para aplicações Android

Huawei anuncia o HarmonyOS NEXT que perde suporte para aplicações Android

21 Janeiro, 2024 0 Por Joel Pinto

A Huawei já foi uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, com uma ampla gama de produtos, incluindo smartphones, wearables, dispositivos domésticos inteligentes e muito mais. No entanto, a empresa enfrenta um desafio significativo: a dependência de sistemas operativos de terceiros, como o Android.

Em 2019 a empresa sofreu um grande revés, ao ser colocada numa lista negra pelos EUA, o que a impediu de ter acesso a diversos componentes, e softwares, essenciais de empresas americanas, incluindo os serviços e aplicações da Google. Isso levou a empresa a desenvolver o seu próprio sistema operativo, o HarmonyOS.

O HarmonyOS é um sistema operativo de código aberto que é projetado para ser adaptável a uma ampla gama de dispositivos. Este seu sistema conta com um kernel Linux, o que garante suporte para aplicações Android. No entanto, a empresa agora deu um passo em frente e anunciou uma nova versão do seu sistema operativo, o HarmonyOS NEXT.

No entanto, este HarmonyOS NEXT, ao contrário do seu antecessor não conta com kernel Linux, mas sim um kernel proprietário da Huawei, o Harmony kernel. Segundo a empresa este seu novo sistema operativo oferece uma série de vantagens sobre o Android, já que se torna mais eficiente, mais seguro e mais adaptável. Além disso, ele foi projetado para ser mais fácil de desenvolver de modo a atrair os programadores de aplicações.

No entanto, este HarmonyOS NEXT ainda está na sua fase inicial de desenvolvimento. O seu sucesso vai estar dependente do apoio dos programadores de aplicações, já que com a falta do kernel Linux, ele deixa de ter suporte para as aplicações Android.

HarmonyOS NEXT

Os desafios do HarmonyOS NEXT

O HarmonyOS NEXT enfrenta uma série de desafios. Um dos principais desafios é a falta de suporte a aplicações Android. A Huawei está a trabalhar para desenvolver uma solução para esse problema, mas é uma tarefa difícil.

Outro desafio é a falta de conhecimento, e familiaridade, do mesmo. Os consumidores estão habituados a utilizar o Android e podem ser relutantes em mudar para um novo sistema operativo. Além disso, estamos a falar de um sistema operativo relativamente novo, e isso significa que certamente irá chegar com alguns bugs e problemas de desempenho.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.