Huawei apresenta Ascend 910: Um chip para melhorar a eficiência da inteligência artificial

23 Agosto, 2019 0 Por Joel Pinto

A Huawei anunciou e apresentou o Ascend 910, um chip dedicado a novos dispositivos e para a nuvem, e totalmente voltado para a inteligência artificial. Graças à arquitectura Da Vinci promete consumo limitado em todos os cenários, ainda menos que as previsões feitas na fase de desenvolvimento, garantindo 256 TeraFLOPS em condições normais, 512 TeraFLOPS no caso dos cálculos de precisão (INT8).

Para se ter uma ideia das diferenças se comparado com o actual Ascend 310, este oferece apenas 8 TeraFLOPS e 16 TeraFLOPS INT8. No centro do sistema, encontramos o MindSpore, uma estrutura proprietária que suporta o desenvolvimento de aplicações de IA em diferentes cenários, garantindo uma redução no tempo de treino e execuções mais eficientes. Tudo com total segurança, assegura a Huawei, falando sobre um modelo de protecção integrada que torna a MindSpore mais do que confiável, testemunhando a confirmação de que se tornará open source no primeiro trimestre de 2020.

A Huawei disponibiliza assim mais uma peça do seu amplo portefólio de chips, além do mais famoso “Kirin”, destinado ao mercado de smartphones, temos a série “Kunpeng” projectada para servidores e a série “Ascend” dedicada ao chamado Computação AI. Outro passo em frente para demonstrar a capacidade de independência dos parceiros dos EUA, e maior liberdade de acção em caso de estreitamento das relações com os parceiros actuais.

Ascend 910 faz mais do que o esperado – disse Eric Xu, presidente da Huawei Rotating – sem dúvida tem mais poder de computação do que qualquer outro processador AI no mundo.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.