Huawei ajudou secretamente a Coreia do Norte a instalar a sua rede móvel 3G

Huawei ajudou secretamente a Coreia do Norte a instalar a sua rede móvel 3G

22 Julho, 2019 0 Por Joel Pinto

A informação parece ter surgido em forma de bomba: e se alguém realmente acreditar num artigo do Washington Post, a Huawei secretamente ajudou a Coreia do Norte a instalar a infraestrutura da sua rede móvel 3G. Dois anos depois de ser acusada de violar o embargo dos EUA ao Irão, a Huawei está de volta aos holofotes, novamente pela sua suposta colaboração com outro país embargado pelos Estados Unidos.

O Washington Post não publica essa informação com leviandade, e afirma que um executivo da Huawei lhe teria fornecido todos os elementos necessários (anonimamente, é claro, os riscos de retaliação são grandes).

A fim de enganar a vigilância da administração dos EUA, a Huawei teria criado uma terceira empresa afiliada ao governo chinês, a Panda International Information Technology, e essa empresa teria sido usada como uma simples empresa de fachada para “esgueirar” o material da Huawei para a Coreia do Norte. A infraestrutura de rede da Huawei teria ajudado amplamente o lançamento da operadora coreana Koryolink.

Os factos teriam ocorrido há 10 anos, mas poderiam criar uma onda de choque, embora a Huawei esteja agora sob a extrema vigilância do governo dos EUA e a maioria do Congresso dos EUA exija que a lista negra ser mantida.

 

VIA

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.