Homem acusado de enviar 17 milhões de mensagens fraudulentas

Homem acusado de enviar 17 milhões de mensagens fraudulentas

16 Dezembro, 2023 0 Por Joel Pinto

A polícia australiana revela ter detido esta semana um homem que é acusado de enviar cerca de 17 milhões de mensagens fraudulentas, ou cerca de um SMS para cada adulto que vive naquele país. Este homem que vive nos subúrbios de Sidney, com 39 anos, cuja identidade não foi revelada, parece ser o único autor destas mensagens fraudulentas.

17 milhões de mensagens fraudulentas valem detenção

Pessoas com telefones em todo o país receberam mensagens que continham falsos links que supostamente eram do Australia Post ou de concessionárias das estradas. Elas teriam sido enviadas através de “cartões SIM” capazes de enviar dezenas de milhares de mensagens por dia.

O homem foi acusado de usar equipamento de rede para “cometer um crime grave”, e entretanto foi libertado sob fiança.

“As mensagens de texto de phishing são uma das táticas mais comuns utilizadas pelos golpistas para obter informações bancárias e dados pessoais das suas vítimas”, disse Jason Smith, comandante da esquadra de crimes cibernéticos da polícia.

“Os caixas SIM podem conter mais de 250 cartões SIM ativos e normalmente enviam até 150.000 mensagens por dia contendo iscas destinadas a atacar as vítimas.”

O homem aguarda então o seu julgamento em liberdade, mas segundo parece conseguiu roubar certa de 92 milhões de dólares (no total).

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.