Google torna o SMS um pouco mais seguro

Google torna o SMS um pouco mais seguro

16 Dezembro, 2019 0 Por Joel Pinto

A Google leva cada vez mais a sério a questão da segurança das SMS: as mensagens de texto móveis são cada vez mais usadas pelos cibercriminosos para organizar ataques em massa.
Vimos nos últimos meses várias falhas exploradas pelas SMS para distribuir malware, permitindo que hackers acedam a conteúdo dos smartphones, e o Google quer oferecer soluções para pôr um fim a esses actos maliciosos. A interceptação de SMS incorporando códigos de verificação (autenticação forte) também está a aumentar, o que apresenta enormes problemas de confidencialidade.

Google fornece mais segurança ao SMS

A aplicação Google Messages oferecerá em breve uma função de verificação de SMS. Assim, será possível verificar a origem do SMS enviado pelos profissionais, em particular os códigos de autenticação enviados para se identificarem em determinados sites sensíveis. Uma opção permitirá que o utilizador verifique a origem correta das mensagens com um crachá (escudo marcado) mostrado automaticamente acima da janela de conversa. Além disso, o nome e o logótipo da empresa também serão mostrados quando a identificação for bem-sucedida.

Por enquanto, a opção afectará apenas um pequeno número de parceiros da Google, mas muitas empresas serão integradas à função ao longo das semanas. Essa opção já foi implantada em alguns países, mas não tenho conhecimento se em Portugal já foi.

Google SMS

Outra opção anunciada pela Google é a detecção avançada de spam. Essa função já foi testada durante vários meses em alguns países, e agora parece suficientemente concluída para ser implantada na versão final. Concretamente, a função analisa as mensagens e notifica o utilizador sobre qualquer suspeita de spam, ou outro link referente a um site considerado perigoso. Várias configurações permitem que a filtragem seja mais ou menos agressiva e o algoritmo aprenderá por conta própria à medida que o utilizador valida e cancela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.