Google anuncia o Stadia: um ambicioso serviço de streaming de jogos

20 Março, 2019 0 Por Joel Pinto

A Google levantou ontem o véu sobre o seu serviço de streaming para jogos. O seu nome é Stadia e ele é realmente muito ambicioso. O objectivo: jogar vídeo jogos em qualquer dispositivo, sem que o dispositivo em questão seja necessariamente poderoso. Tudo acontece graças à cloud da Google.

Durante a sua apresentação, a Google enfatizou a facilidade de uso do Stadia. Assim, é possível ver o trailer de um jogo no YouTube e, em seguida, escolher “Play” no final para iniciar imediatamente esse jogo. Segundo a Google, cinco segundos são suficientes para começar um jogo.

O outro ponto forte da Stadia é o suporte em todas os ecrãs: televisão, computador, smartphone ou tablet. Melhor: é possível iniciar um jogo num dispositivo e levá-lo exactamente para o mesmo ponto, em outro dispositivo.

Do lado técnico, a Google garante que os jogadores possam executar os jogos em 4K a 60 frames por segundo, o suporte de HDR e surround. Na verdade, a Google já está a pensar no futuro e indica que o suporte de 8K e 120 frames por segundo verá a luz do dia nos próximos anos. Além disso, os jogadores poderão jogar a 4K a 60 frames por segundo e transmitir os seus jogos no YouTube em directo, também essa transmissão em 4K a 60 frames por segundo.

Em termos de poder, a Google garante que os jogadores não se precisam de preocupar com esse ponto muito importante. Os servidores da Stadia terão 10,7 teraflops, e se comparado por exemplo com a PlayStation 4 Pro, essa “só tem” 4,2 teraflops e a Xbox One X tem 6 teraflops.

Segundo a própria Google, o Stadia estará disponível este ano (nenhuma data mais precisa por enquanto) nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e em “grande parte da Europa”. Nenhum preço foi anunciado de momento, nem os jogos que serão oferecidos no lançamento.

A Google promete dar mais detalhes sobre o Google Stadia neste verão.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.