Google reduz a pressão do Chrome na bateria dos laptop

Google reduz a pressão do Chrome na bateria dos laptop

15 Julho, 2022 0 Por Joel Pinto

Já se tornou numa piada de mau gosto, o Chrome é tão intensivo em recursos que às vezes é comparado a um sistema operativo completo. Além disso, em muitos aspectos, é isso que o navegador da Google se tornou, com a proliferação de serviços da web que são tão completos como algumas aplicações nativas.

O gigante das pesquisas continua a fazer melhorias no Chrome para reduzir o seu consumo de recursos, mas apesar de tudo o navegador continua a reduzir significativamente a autonomia dos portáteis. Um novo recurso que apareceu no Chrome OS, o sistema operativo baseado no Chromium, contém algumas boas notícias nessa frente que devem chegar rapidamente ao navegador.

A versão 105 do Chrome OS, actualmente disponível no canal beta, melhora a função de suspender o código JavaScript quando ele está presente numa página da Web exibida numa guia em segundo plano.

Actualmente, após 5 minutos de inactividade, o Chrome suspende automaticamente a execução do código JavaScript quando a aba não está em primeiro plano (implícito: quando o internauta não está na página do site em questão).

Chrome

Chrome 105 chegará com melhorias para a autonomia

Com o Chrome 105, o cronometro cai para apenas 10 segundos. Isso permite que o sistema pare os cálculos JavaScript de uma guia em segundo plano muito mais rapidamente e, portanto, essa função limita o uso desnecessário de recursos do computador… E, portanto, da sua bateria.

A Google confirma que esse novo recurso deve prolongar a vida útil da bateria e também observa melhorias significativas no tempo de CPU quando todas as guias estão ocultas. Segundo a empresa, isso resulta num ganho de 10% no uso da CPU, o que infelizmente não significa uma melhoria de 10% na vida útil da bateria: significa apenas que o código JavaScript usará menos 10% de energia.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.