Google quer optimizar o download de aplicações Android

Google quer optimizar o download de aplicações Android

2 Maio, 2021 0 Por Joel Pinto

Uma nova opção que está a ser lançada para os utilizadores do Android é o recurso de optimização de instalação de aplicações. Activada por padrão (está presente nas definições para poder desactivá-la), esta função permite à Google recolher informações sobre como o utilizador utiliza a aplicação após o download através da Play Store. Em particular, a função monitoriza quais as partes da aplicação que são usadas imediatamente.

Assim que um número suficiente de utilizadores inserir as suas informações, as aplicações serão instaladas mais rapidamente, explica o mecanismo de pesquisa. E com razão, já que a Play Store vai entregar as “peças” das aplicações que forem mais úteis, deixando de lado as que não serão utilizadas imediatamente. Além de reduzir o tempo de download, esse recurso irá acelerar a inicialização de aplicações, e a sua operação geral.

Google Play Store quer optimizar a instalação de aplicações

Outra vantagem importante: uma vez optimizadas, as aplicações serão menos gulosa seja com a bateria, o processador e o armazenamento interno. A optimização não recolhe qualquer informação pessoal, como o endereço de e-mail, o nome do utilizador, ou o conteúdo presente no smartphone. A Google recolhe apenas dados úteis para acelerar a operação das aplicações.

Actualmente, a Google está a testar esse recurso de optimização com a versão 24.9.19-21 da Play Store, e por agora, apenas um numero muito limitado de utilizadores tem essa opção disponível. Mas as vantagens são tão grandes que a Google tem todos os motivos para implantá-la amplamente.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.