Google melhora a segurança dos dados dos utilizadores no Chrome 86

Google melhora a segurança dos dados dos utilizadores no Chrome 86

18 Agosto, 2020 1 Por Joel Pinto

Quando a Google lançar o Chrome 86 os utilizadores terão a certeza que ficarão mais protegidos em relação aos formulários online inseguros. O navegador da Google vai passar a mostrar um aviso quando um utilizador estiver prestes a preencher um formulário enviado através do HTTP. Com esse novo recurso, o gigante das pesquisas quer evitar que hackers interceptem, ou modifiquem, os seus dados sem o seu conhecimento.

O Chrome avisará os utilizadores quando eles tentarem preencher formulários em páginas seguras (HTTPS) enviadas de forma insegura, anunciou a Google numa publicação no seu blog oficial. Na verdade, as páginas da web em HTTPS às vezes enviam formulários online em HTTP. No entanto, a empresa americana incentiva fortemente os programadores a disponibilizar os formulários em HTTPS.

Segundo a Google, essa prática coloca em risco os dados fornecidos pelos internautas. Concretamente, um hacker pode interceptar as informações e usá-las sem o seu conhecimento.

formulários

“Pessoas mal-intencionadas podem ler ou modificar os dados confidenciais dos formulários”, estima a Google.

Até agora, o Chrome estava satisfeito em não revelar o logótipo na forma de um cadeado, atestando a segurança de um formulário. “Descobrimos que a ausência de um logótipo não comunica com eficácia os riscos associados ao envio de dados em formulários não seguros”, disseram eles na sua publicação.

A partir do Chrome 86, o navegador exibirá um aviso que surge a indicar que “as informações que vai enviar não são seguras”. No caso de um formulário não seguro, o navegador também desactivará automaticamente o preenchimento automático. Obviamente, a Google permitirá que substitua as suas recomendações e envie as informações no formulário de qualquer maneira. Para isso, basta clicar no botão “enviar assim mesmo” .

A implantação do Chrome 86 está programada para acontecer durante o mês de Novembro de 2020. Essa será a última actualização do Chrome programada para este ano. Antes disso, o Google oferecerá o Chrome 85, que deverá chegar já no próximo mês de Setembro.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.