Google Lens chega finalmente à versão web do Google Fotos

Google Lens chega finalmente à versão web do Google Fotos

16 Abril, 2021 0 Por Joel Pinto

Até agora reservado para as aplicações móveis, no Android, o Google Lens está finalmente disponível na versão Web do Google Fotos. Esta tecnologia possibilita, por exemplo, scanear um QR Codes, e muitas outras opções.

Segundo está a ser revelado pelo pessoal do 9to5Google, ele vem com a integração de um recurso muito útil. Nas próximas semanas, todos os utilizadores poderão, por exemplo, extrair texto de uma imagem para integrá-lo a um documento digital. Concretamente, quando um texto aparece numa foto, a Google vai oferecer a possibilidade de o copiar, e colá-lo num Documento Google ou directamente no corpo de uma mensagem. Isso pode ser útil quando, por exemplo, no seu computador, deseja recomendar um livro a um amigo, quando apenas tem uma foto da capa, ou contra-capa, desse livro. Em vez de enviar a imagem como MMS, ou através de uma menagem de chat, agora poderá copiar o texto directamente para a conversa. Também pode pegar um texto manuscrito e transpô-lo directamente para um ficheiro Word, entre muitas outras possibilidades. No entanto, os outros recursos do Lens parecem não estar disponíveis ainda, como a tradução instantânea.

Versão Web do Google Fotos recebe a integração do Google Lens

A lista de novos recursos para aplicações da Google não termina aí. Na sua última actualização, o Fotos chegou com um redesenho no lado do vídeo. Nos smartphones Pixel, e em alguns dispositivos Android, já é possível aproveitar um novo editor de vídeo mais eficiente e prático. É composto por 30 novas ferramentas para cortar, editar e retocar um vídeo. Também será possível aplicar filtros, rever a colorimetria e até adicionar contraste. Obviamente, o objectivo é que a Google destaque o seu serviço entre os utilizadores e diversifique as suas actividades. O Google Fotos é definitivamente mais do que uma aplicação de armazenamento em nuvem.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.