Google vai integrar esta função do iOS 14 no Android

Google vai integrar esta função do iOS 14 no Android

5 Fevereiro, 2021 0 Por Joel Pinto

Com o iOS 14, a Apple disponibilizou um novo sistema para combater rastreadores que podem ser encontrados em muitas aplicações, que rastreiam a sua atividade para fins de publicidade gráfica. Para isso, a Apple pretende forçar gradativamente os programadores de aplicações para iPhone, a solicitarem obrigatoriamente o consentimento do utilizador diante da presença desses rastreadores.

Segundo está a ser revelado pelo Bloomberg, a Google está a planear integrar um recurso semelhante numa versão futura do seu próprio sistema operativo móvel, o Android. A solução atualmente em desenvolvimento em Mountain View seria, no entanto, muito menos rígida que a da Apple, conhecida pelos seus constantes esforços em termos de proteção de privacidade. Não vamos esquecer que, ao contrário da Apple, a Google é totalmente dependente da receita de publicidade, mas não das vendas dos seus próprios produtos, mesmo que venda alguns produtos como o Google Home, ou a sua linha de smartphones Pixel seja fraca. Além disso, até mesmo o Google Ads que monetiza amplamente as aplicações, serão afetados por esta função anti-rastreador. A Google seria, portanto, mais ou menos forçada a seguir a Apple, uma vez que a empresa de Mountain View será necessariamente afetada pela função do iOS 14.

Google quer adicionar um bloqueador de rastreadores no sistema operativo Android

“Os editores de aplicações devem ver um impacto significativo nas suas receitas de publicidade da Google no iOS, após a entrada em vigor das regras ATT da Apple”, explicou o Google anteriormente.

Num passado muito recente, a Google já havia de fato afirmado o seu desejo de encerrar os cookies no Chrome, enquanto revelava novas tecnologias capazes de substituí-los pelos editores de sites. O objetivo continua o mesmo: “elevar o nível de privacidade e, ao mesmo tempo, habilitar um ecossistema de aplicações saudáveis, e com suporte a anúncios” , explicou a Google ao pessoal do Bloomberg .

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.