Google Fotos melhora a estimativa de localização das fotos sem recorrer aos dados de GPS

Google Fotos melhora a estimativa de localização das fotos sem recorrer aos dados de GPS

7 Dezembro, 2022 0 Por Sandro Sotto

Há muito que o Google Fotos oferece a capacidade de estimar a localização das imagens, mesmo que não contenham dados de GPS precisos. Anteriormente, o Google Fotos estimava o local de origem da fotografia quando não era conhecido com base no Histórico de localização, que é a configuração ativa na conta Google que guarda os nossos movimentos para que possamos aproveitar mapas personalizados, recomendações e outros.

Mas não foi só assim, aliás, um dos truques que permitiu localizar melhor as fotos baseava-se no reconhecimento dos pontos de referência visíveis nas próprias imagens. O Google Fotos decidiu, portanto, que o melhor modus operandi de reconhecimento automático para deixar de depender automaticamente do Histórico de localização para funcionar melhor em segundo modo.

A empresa diz estar a investir tempo, e recursos, no reconhecimento automático com o objetivo de proporcionar uma melhor organização de fotos e vídeos. No entanto, o Google Fotos pode aproveitar várias formas de detetar locais, como os guardados pela câmara do seu dispositivo, os que adicionamos manualmente ou os estimados usando entradas como pontos de referência visíveis e Histórico de localização. Tudo pode ser facilmente gerido nas definições da aplicação a qualquer momento.

Como resultado da mudança, um prompt na aplicação aparecerá nos próximos meses, permitindo que o utilizador “mantenha” ou “exclua” as suas estimativas. Teremos até 1 de maio de 2023 para tomar uma decisão, caso contrário, a Google removerá automaticamente a opção.

Google Fotos localização

Estimativa de localização foi melhorada no Google Fotos

No entanto, se a opção “Locais ausentes estimados” estiver ativa nas Definições do Google Fotos (Localização > Fontes de localização) após optar por excluir todos os locais estimados, a Google estimará novamente todos os locais ausentes sem o Histórico de localização utilizando apenas pontos de referência. O utilizador também poderá visualizar, e gerir os seus locais estimados nesse ecrã através de uma galeria e visualização de mapa.

FONTE

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.