Google junta-se ao Facebook e bloqueia links dos sites da comunicação social do Canadá

Google junta-se ao Facebook e bloqueia links dos sites da comunicação social do Canadá

30 Junho, 2023 0 Por Joel Pinto

A Google anunciou que vai remover os links para as redes sociais no Canadá. Isso por causa de uma lei aprovada recentemente naquele país que obriga os gigantes da web a pagar para associar o conteúdo da comunicação social local.

A decisão da Google marca um fracasso nas negociações com o governo federal e junta-se assim à Meta, que anunciou recentemente que o Facebook, e o Instagram, também bloquearão o acesso a publicações da comunicação social canadense.

“Tomamos a difícil decisão de remover, assim que a lei entrar em vigor, links para notícias canadenses no nosso mecanismo de busca, Google News e Discover”, revelou Kent Walker, chefe de operações globais da Google e da sua controladora, a Alphabet. Ele também anunciou que o gigante das pesquisas não poderá mais operar o News Showcase no Canadá, uma espécie de vitrine para a produção editorial diária da comunicação social local. “Estamos desapontados por chegar a isso. Não estamos a tomar esta decisão ou as suas consequências levianamente ”, acrescentou, acrescentando que a medida entrará em vigor dentro de alguns meses, altura em que entrará em vigor a lei.

Esta lei “tornará mais difícil para os canadenses encontrar informações online, impedirá que os jornalistas cheguem ao seu público”, disse o líder.

Google “fecha a torneira” no Canadá

A nova legislação exige que os gigantes da web entrem em acordos de comércio justo com a comunicação social do Canadá para publicações partilhadas nas suas plataformas, ou correm o risco de recorrer à arbitragem obrigatória. Para a Google, a decisão do governo de colocar preço nos links gera “incerteza para os nossos produtos e expõe-nos a dívidas financeiras ilimitadas”. Segundo o Canadá, a nova medida visa apoiar o setor de notícias do país, onde mais de 450 veículos de notícias fecharam desde 2008.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.