Google encerra o seu controverso Project Dragonfly

Google encerra o seu controverso Project Dragonfly

5 Agosto, 2019 0 Por Joel Pinto

A existência do Project Dragonfly sempre foi mantida em segredo, até que no verão de 2018 começaram a surgir as primeiras informações sobre o mesmo. Posteriormente, a Google tinha sido muito vaga sobre este protótipo de mecanismo de pesquisa compatível com as regras de censura das autoridades na China, e que foi finalmente abandonado… no final de 2018.

O Dragonfly criou um nicho de funcionários do Google, enquanto várias ONGs pediram ao gigante das pesquisas para desistir de tal projecto. Por exemplo, a organização Repórteres Sem Fronteiras apontou para as respostas excessivamente evasivas da Google.
No início deste ano, o The Intercept reacendeu o rumor de uma existência ainda actual do Project Dragonfly, com funcionários da Google a detectar mudanças suspeitas nas linhas de código. A Google negou então.

“Como temos dito há muitos meses, não pretendemos lançar qualquer motor de pesquisa na China, e nenhum trabalho está a ser feito em tal projecto”. Os membros da equipa foram designados para novos projectos.”

No mês passado, Karan Bhatia, responsável pela política pública e assuntos governamentais da Google, foi (finalmente) mais explícito. Antes do Congresso dos EUA, ele disse: “Nós terminamos o Project Dragonfly”.

Há priori, não devemos ouvir mais sobre esse projecto. É difícil imaginar como isso pôde acontecer, dado o contexto internacional e as tensões entre os Estados Unidos e a China.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.