Google descontinua ferramenta com mais de 20 anos

Google descontinua ferramenta com mais de 20 anos

14 Dezembro, 2021 0 Por Joel Pinto

Lançada a 11 de Dezembro de 2000, a Google decidiu agora descontinuar a sua famosa barra de ferramentas (Google Toolbar) para o Internet Explorer. O gigante das pesquisas anunciou que acabou com a mesma, já não é possível descarregá-la, e quem a tiver instalada em breve deixará de a conseguir utilizar.

A Barra de Ferramentas foi lançada em Dezembro de 2000 como uma ferramenta para utilizadores do Internet Explorer, dando-lhes a capacidade de aceder à pesquisa do Google em qualquer site. Mas isso foi antes de navegadores mais modernos, como o Firefox ou Chrome adicionarem a capacidade de iniciar uma pesquisa com o mecanismo de pesquisa à sua escolha, directamente da barra de endereço. Durante a vida útil do produto, a Google actualizou-o para oferecer suporte a mais recursos que o Internet Explorer não tinha, e integrou o seu tradutor.

Google

Google enterra a sua famosa Barra de Ferramentas

No entanto, o produto foi largamente engavetado quando o Chrome foi lançado, em 2008, já que ele incorporou todos esses recursos nativamente. Alem disso, a barra recebeu a sua última actualização em 2014.

Esse abandono não é uma surpresa. Como disse anteriormente, muitos elementos agora são nativos em navegadores modernos. Além disso, a Microsoft pretende acabar definitivamente com o Internet Explorer já a partir de 15 de Junho de 2022. Assim, a empresa de Mountain View entendeu que não era necessário manter a sua barra de ferramentas, daí a sua remoção.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.