Google Chrome alerta utilizadores para extensões não confiáveis

Google Chrome alerta utilizadores para extensões não confiáveis

4 Junho, 2021 0 Por Joel Pinto

A Google está sistematicamente à procura de melhorar o seu navegador, e fortalecer a segurança do Chrome é sempre uma prioridade. Agora, um novo anuncio revela que o o Chrome poderá apresentar um novo alerta aos utilizadores. Esse alerta informa o utilizador que uma certa extensão, que está prestes a instalar, não é necessariamente confiável.

A Google tem um sistema chamado Enhanced Safe Browsing, que tem como objectivo ajudar os utilizadores a identificando ficheiros que podem ser malware e/ou outros elementos prejudiciais, a fim de bloqueá-los. Este recurso nasceu no ano passado, e a Google explica que os utilizadores que o activaram ficam 35% menos vulneráveis que os outros utilizadores.

Enhanced Safe Browsing

Enhanced Safe Browsing reforça a segurança do Google Chrome

No entanto, agora o Enhanced Safe Browsing diz respeito a extensões, começando com o Chrome 91. A Google explica que um alerta será exibido se o utilizador tentar instalar uma extensão que não está presente na base de dados da plataforma. Ele pode confirmar a instalação se desejar, mas pelo menos saberá que eventualmente terá que ser cuidadoso. O alerta irá guiá-los, incluindo a explicação de quais os dados que extensão pode recolher.

“Qualquer extensão criada por um programador que segue as políticas do Programa para Desenvolvedores da Chrome Web Store será considerada confiável pelo Enhanced Safe Browsing”, explica o Google. “Para os novos desenvolvedores, serão necessários pelo menos alguns meses para cumprir essas condições para se tornarem confiáveis” , afirma o grupo. Até o momento, 75% das extensões disponíveis na Chrome Web Store atendem aos critérios.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.