Google Chrome: 5 falhas de segurança colocam os nossos computadores em risco

Google Chrome: 5 falhas de segurança colocam os nossos computadores em risco

25 Dezembro, 2019 0 Por Joel Pinto

Os pesquisadores do Tencent Blade revelaram a presença de 5 vulnerabilidades críticas de segurança no Google Chrome. As vulnerabilidades são chamadas de Magellan 2.0, em referência a uma falha análoga descoberta no final de 2018 pela mesma equipa de especialistas. Felizmente, os pesquisadores acreditam que as falhas ainda não foram exploradas por atacantes.

Magellan 2.0 afecta o navegador da Google

Ao explorar uma dessas 5 violações, um utilizador mal intencionado pode executar código remotamente, controlar os seus dados ou simplesmente bloquear determinados programas no seu computador. “Não divulgaremos nenhum detalhe da vulnerabilidade”, disse o pessoal da Tencent Blade, para não facilitar as coisas aos hackers.

Em detalhes, as falhas estão na biblioteca SQLite do mecanismo de renderização do Chromium. Todo o software que depende do SQLite é, portanto, vulnerável, mas os riscos são maiores no Chrome devido à presença de uma API específica.

Entretanto, Google corrige as 5 falhas no Chrome 79.0.3945.79

Alertado pela Tencent a 16 de Novembro, a Google incluiu uma correcção para as 5 vulnerabilidades do Magellan 2.0 na actualização 79.0.3945.79 do Chrome. A correcção foi lançada no passado dia 11 de Dezembro. Se ainda não instalou essa versão, estão encontra-se oficialmente convidado a instalar a actualização mais recente disponível sem mais demoras.

Por segurança, recomendamos que instale sempre as actualizações do Chrome, acedendo a “Sobre o Google Chrome” e marcando “Axtualizar o Chrome automaticamente para todos os utilizadores”.

A empresa Mountain View implanta regularmente correcções essenciais para o seu navegador.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.