Google Chrome 111: Conheça os seus novos recursos

Google Chrome 111: Conheça os seus novos recursos

11 Março, 2023 0 Por Joel Pinto

Há alguns dias revelamos aqui o lançamento do Google Chrome 111, a versão mais recente do navegador mais utilizado em todo o mundo. No entanto, nessa ocasião revelamos que se trata de uma atualização muito importante, já que ele vem recheado de correções de vulnerabilidade de segurança e algumas delas são graves.

No entanto, o Google Chrome 111 não é focado apenas na segurança, já que ele conta com algumas novidades. A Google continua a trabalhar na nova interface da barra de downloads, na forma de um botão no canto superior direito do navegador (ver abaixo). A interface, atualmente ativa em chrome://flags/#download-bubble e chrome://flags/#download-bubble-v2 agora exibe quantos ficheiros foram descarregados, de uma só vez.

O Chrome 111 também é uma oportunidade para ter transições mais suaves em aplicações da web. A Google está a disponibilizar uma nova API para o navegador para tornar mais fácil para os programadores implementar transições suaves entre as páginas. Isso fará com que as aplicações da Web pareçam aplicações nativas. Embora já existam métodos para conseguir isso, a nova API pretende tornar as coisas muito mais fáceis.

Google Chrome 111

Google Chrome 111 já está disponível para download

Por outro lado, o navegador agora oferece uma opção que permite revogar permissões anteriormente concedidas a sites que não usa há algum tempo. Pode ter permitido que sites conhecessem a sua localização, acedessem ao seu microfone, webcam e muito mais. Agora é possível remover essas permissões se não aceder a esses sites a algum tempo.

Observe ainda que o Google Chrome 111 permite que os programadores abram uma janela picture-in-picture (PiP) que pode ser preenchida com qualquer conteúdo HTML desejado, como um cronometro, e não apenas vídeos como era até agora… mas esse recurso está atualmente em teste.

Como sempre, se já tem o Chrome instalado no seu dispositivo apenas precisa de o atualizar. Se não tem, pode fazer download do mesmo aqui.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.