Google Bard finalmente disponível em Portugal

Google Bard finalmente disponível em Portugal

13 Julho, 2023 0 Por Joel Pinto

Depois do ChatGPT, os utilizadores Portugueses agora também podem utilizar o Google Bard, a inteligência artificial do gigante das pesquisas. Na verdade trata-se de uma versão de teste da IA que ainda está em estágio inicial e que permitirá a interação com a IA generativa.

Com o Google Bard, a Google visa ajudar as pessoas a explorar com curiosidade, expandir a imaginação e, por fim, dar vida às suas ideias, não apenas respondendo a perguntas, mas ajudando-as a pensar no futuro.

Em meados de maio, o Google Bard também foi atualizado para o modelo otimizado de linguagem PaLM 2. Segundo a Google, uma das soluções mais importantes para as quais o Bard foi utilizado recentemente foi para assistência de codificação. Agora, a chegada da ferramenta a Portugal também marca o início de novas funções, e a informação vem da própria Google:

  • Ouça as respostas em vez de ler: Às vezes, ouvir em voz alta pode ajudá-lo a ver uma ideia de uma perspetiva diferente. É por isso que, a partir de hoje, também pode ouvir as respostas do Bard. Isso é especialmente útil quando deseja ouvir a pronúncia correta de uma palavra ou ler um poema ou script. Basta inserir um prompt e selecionar o ícone de som para ouvir as respostas do Google Bard. Esse recurso agora está disponível em alemão e em mais de 40 outros idiomas
  • Personalizar as respostas do Bard: agora pode personalizar a tonalidade e o estilo das respostas do Bard para várias opções. Por exemplo, pode pedir ao Bard para ajudá-lo a escrever um anúncio para uma cadeira velha e, em seguida, usar a lista suspensa para encurtar a resposta. Este recurso está disponível em inglês e será expandido para outros idiomas em breve.

Além disso, quatro novos recursos do Google Bard estão a ser introduzidos hoje:

  • Fixar, organizar e modificar conversas: recebemos comentários de que os utilizadores desejam a capacidade de rever as solicitações posteriormente. É por isso que apresentamos novas formas de fixar e renomear as suas conversas com o Bard. Ao iniciar uma conversa, verá opções para fixar, renomear e ver as conversas recentes na barra lateral. Por exemplo, se pedir ao Bard dicas para comparar desportos ao ar livre no verão, poderá voltar a essas dicas mais tarde. Esse recurso agora está disponível em Português e em mais de 40 outros idiomas.
  • Novos recursos de exportação de código: estamos a ver cada vez mais interesse em utilizar o Bard para tarefas de programação. Portanto, hoje estamos a adicionar um novo recurso que permite exportar o código Python não apenas para o Google Colab como antes, mas também para o Replit. Esse recurso agora está disponível em alemão e em mais de 40 outros idiomas.
  • Partilhe respostas com amigos: também facilitamos a partilha de parte ou de todo o chat do Bard com a sua rede. Os links de partilha permitem que partilhe as suas ideias e criações com outras pessoas. Esse recurso agora está disponível em Português e em mais de 40 outros idiomas.
  • Usando imagens em prompts: no I/O, anunciamos que usaremos os recursos do Google Lens no Bard. Quer queira mais informações sobre uma imagem ou precise de inspiração para algum texto relacionado à imagem, agora pode fazer upload de imagens junto com as suas solicitações e o Bard analisará a foto para ajudá-lo. Esse recurso já está disponível em inglês e em breve estará disponível em outros idiomas.

Se quiser experimentar o Google Bard apenas precisa de aceder aqui.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.