Google e Apple finalizam trabalho de padrão exclusivo de rastreadores Bluetooth

Google e Apple finalizam trabalho de padrão exclusivo de rastreadores Bluetooth

22 Dezembro, 2023 0 Por Joel Pinto

O lançamento da AirTag por parte da Apple aumentou muito significativamente a popularidade dos rastreadores Bluetooth, mas também chamou à atenção para a sua utilização de formas nada desejáveis: embora produtos desse tipo tenham sido criados para ajudar, a verdade é que muitas vezes é utilizado como dispositivos de perseguição, introduzindo-os em malas ou veículos sem o conhecimento das vítimas.

Os alarmes já tocam há algum tempo e os gigantes da tecnologia Google e Apple uniram forças para criar um padrão único da indústria contra rastreadores desconhecidos, que agora pode estar próximo de ver a luz do dia.

Google e Apple querem “bloquear” os rastreadores desconhecidos

Aqueles que acompanharam os episódios anteriores desta importante, e delicada, história provavelmente vão-se lembrar que a Apple já havia adotado algumas contramedidas proprietárias – projetadas justamente para combater o uso indevido de AirTags. A natureza dessas contramedidas, no entanto, tornou-as difíceis de replicar no contexto Android e com referência a rastreadores Bluetooth de terceiros (este é o caso do Tile, que mudou por conta própria ). A virada chegou no Google I/O 2023: o anfitrião anunciou o trabalho em andamento com a Apple com o objetivo de criar um padrão único, utilizado tanto no iOS como no Android e, portanto, aplicável a todos os rastreadores em circulação, independentemente da sua marca.

A tecnologia em questão deve servir para permitir a deteção de eventuais rastreadores indesejados através de ferramentas integradas, evitando a necessidade de download de aplicações ad hoc. Entre as marcas fabricantes de rastreadores que já aderiram à iniciativa podemos lembrar: Samsung, Tile, Chipolo, eufy Security, Pebblebee.

Desde o anúncio com grande alarde, a situação começou a evoluir mais lentamente. Foi a Google quem pisou no acelerador: a melhoria do Find my device anunciada no Google I/O 2023 foi seguida pela introdução de alertas no Android em caso de deteção de rastreadores desconhecidos. Mesmo neste caso, estamos a falar apenas de uma solução parcial para o problema.

Agora, no entanto, os tão esperados desenvolvimentos podem estar a chegar, já que Mishaal Rahman localizou a primeira versão da especificação específica “Detecting Unwanted Location Trackers” na base de dados IETF (Internet Engineering Task Force).

rastreadores Bluetooth

Esta é precisamente a última peça que a Apple esperava para preparar o lançamento da sua própria versão desta tão importante função. Como o ano está quase a terminar, é muito provável que a deteção de rastreadores desconhecido do iOS e a rede mais avançada “Find My Device” para Android só vejam a luz do dia durante 2024. A esperança é que não tenhamos que esperar muito mais.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.