Google anuncia novo bloqueio da Play Store na Rússia

Google anuncia novo bloqueio da Play Store na Rússia

6 Maio, 2022 0 Por Joel Pinto

Bloqueio da Play Store na Rússia diz apenas respeito a aplicações premium

A Google anunciou que adicionou um novo bloqueio da Play Store na Rússia, ou seja, a partir de agora, os utilizadores naquela região não conseguem comprar aplicações, ficando limitados às aplicações gratuitas.

No passado mês de Março, a Google já havia suspendido a compra de aplicações Android pagas, bem como assinaturas. No entanto, ainda era possível descarregar as aplicações em questão se eles já tivessem sido adquiridas no passado. Hoje há um bloqueio maior, e apenas aplicações gratuitas permanecem disponíveis.

“Como parte dos nossos esforços de conformidade, o Google Play Store está a bloquear downloads de aplicações pagas e actualizações de aplicações pagas na Rússia a partir de 5 de maio de 2022,” informou o grupo.

Em Março, o Google recomendou que os programadores adiassem as renovações de pagamento (o que é possível em até um ano). Outra opção para os programadores era tornar as aplicações gratuitas ou remover a assinatura paga durante esse intervalo. Isto foi aconselhado para aplicações que prestam um “serviço crítico aos utilizadores, que garante a sua segurança e lhes dá acesso à informação”. A Google não diz se muitos programadores seguiram os seus conselhos.

Play Store

Então subimos mais um degrau após a guerra na Ucrânia. Os utilizadores russos estão bloqueados, mas os programadores que realmente desejam podem distribuir tecnicamente as suas aplicações sem passar pela Play Store e ainda oferecer uma fórmula paga. No entanto, é certo que a Play Store oferece um sistema mais simples onde tudo é centralizado.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.