Fujitsu vai abandonar mercado de PCs na Europa
5 Agosto, 2023Muitos provavelmente, muitos dos que estão a ler este artigo, nem estarão muito interessados nos seus produtos, mas os nossos leitores um pouco “mais velhos” certamente que em algum momento da sua vida já tiveram algo a ver com desktops, ou notebooks, da Fujitsu, e eu nem sou exceção.
Mas é claro que muita coisa aconteceu nos últimos anos, só precisa de se lembrar da Sony com a série Vaio, ou mesmo a Toshiba que desapareceu para dar lugar à Dynabook. A Fujitsu ainda estava ativa com alguns desktops, e notebooks na Europa… e o meu computador profissional é mesmo dessa marca.
Mas se tivermos em consideração às informações que estão a ser avançadas, a empresa irá abandonar o mercado de PCs já em abril de 2024. A fabricante japonesa quer concentrar-se nos seus negócios de data center e plataforma. Desktops, notebooks, thin clients, workstations e periféricos farão parte da história.
Mas serão esses os motivos do afastamento da Fujitsu?
Outras informações, ainda não confirmadas, apontam para uma queda muito significativa nas vendas de PCs, e isso fez com que a empresa se visse forçada a afastar-se do mercado de PCs e periféricos.
A saída da Fujitsu do mercado europeu de PCs não é uma surpresa. Até 2018, a empresa era uma das poucas fabricantes internacionais de PCs a manter um negócio europeu. A fábrica estava localizada em Augsburg, e a Fujitsu manteve durante muito tempo o seu local de produção na Alemanha, mesmo durante vários anos de declínio no mercado de PCs. Em 2018, a empresa anunciou o encerramento das instalações de Augsburg, que afetou diretamente 1.500 funcionários e 300 indiretamente em outras instalações da empresa na Alemanha.
Alguns distribuidores têm tomado medidas para se preparar para uma possível saída da Fujitsu nos últimos anos. O maior distribuidor da marca na Europa, a Bytec, com sede em Friedrichshafen, adicionou a Lenovo ao seu portfólio dois anos antes sob o comando do fundador da empresa, Matthias Bodry, que morreu em 2017.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.