Firefox poderá substituir o Google pelo Bing como motor de pesquisa padrão

Firefox poderá substituir o Google pelo Bing como motor de pesquisa padrão

18 Setembro, 2021 Não Por Joel Pinto

Imaginem que são proprietários de uma aplicação, que até é muito interessante, mas os utilizadores teimam e não utilizar. Ainda assim, a vossa aplicação ainda é usada por alguns milhões de utilizadores em todo o mundo. Parece ser algo bom certo? Agora encontrem uma forma de afastar mais alguns milhões de utilizadores da vossa aplicação… pois é, parece que é isso que a Mozilla está a tentar com o Firefox.

É que a empresa está a realizar um teste com 1% dos utilizadores do Firefox, em que basicamente substitui o Google pelo Bing, como motor de pesquisa padrão da aplicação.

Actualmente, a grande maioria dos utilizadores do Firefox tem o Google como mecanismo de pesquisa padrão (isso pode variar de acordo com o país). Ter este lugar privilegiado naturalmente tem um custo: a Google paga entre 400 e 450 milhões de dólares por ano à Mozilla, e o último contrato foi assinado em 2020 e tem validade de três anos.

Então vem o teste do Bing como mecanismo de pesquisa padrão do Firefox. O teste começou a 6 de Setembro e estará em vigor até o início de 2022. Isso afecta 1% dos utilizadores da plataforma no computador. E para quem não quiser participar desse tipo de teste, basta aceder às Definições do navegador ir até a secção “Privacidade e segurança” e desmarcar a caixa “Permitir que o Firefox instale e inicie estudos”.

Bing

Firefox está a testar o Bing como o motor de pesquisa padrão

Porque esse teste com o Bing quando a Mozilla ainda tem um contracto com a Google? O grupo não diz os motivos. Mas é possível que ele faça um teste com um concorrente para ver o que pode acontecer em 2023, quando termina o contrato com o Google. É que ele pode ser renovado, como pode ser abandonado, se os dois grupos não concordarem. A Mozilla poderia então assinar com a Microsoft, desde que esta esteja disposta a pagar mais.

É importante notar que uma grande parte da receita da Mozilla vem de negócios em mecanismos de busca. Ou seja, esse tipo de contrato é muito importante.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.