Firefox 120 lançado com novas funcionalidades e melhorias na privacidade

Firefox 120 lançado com novas funcionalidades e melhorias na privacidade

21 Novembro, 2023 0 Por Joel Pinto

A Mozilla disponibilizou hoje o novo Firefox 120 que chega com muitas novidades, em que a nota de maior destaque é uma nova opção de Preferências de privacidade que se chama “Diga aos sites para não venderem ou partilharem os meus dados”.

Firefox 120 disponível para download

Segundo a Mozilla, o Controle Global de Privacidade (GPC) é utilizado para notificar automaticamente os sites para não venderem ou partilharem informações sobre a sua sessão de navegação naquele site. Este recurso do Firefox 120 também pode ser utilizado para indicar a desativação de publicidade direcionada ou geral solicitação para limitar a venda ou partilha dos seus dados pessoais em alguns mercados, como na União Europeia, Reino Unido, Nevada, Utah e Virgínia.

No entanto, este Firefox 120 chega com muitos outros novos recursos, entre os quais:

  • Os utilizadores do Ubuntu Linux agora podem importar dados do Chromium que foi instalado via Snap.
  • Os utilizadores agora podem usar um novo recurso devtool para simular que as guias do navegador estejam offline.
  • O Firefox agora importa âncoras de confiança TLS (como certificados) do armazenamento raiz do sistema operativo. Este recurso será ativo por padrão no Windows, MacOS e Android e pode ser desativo em Preferências > Privacidade e Segurança > Certificados.
  • Atalhos de teclado foram adicionados para editar/excluir uma credencial em about:logins .
  • Suporte para copiar link sem rastreamento de site, que remove todos os dados de rastreamento de site de um link após a cópia.
  • O Cookie Banner Blocker está ativo por padrão em janelas privadas para todos os utilizadores na Alemanha.
  • A Proteção contra Rastreamento de URL está ativa por padrão.
  • Protege a privacidade do utilizador com melhorias nas janelas privadas, bem como a configuração de privacidade ETP-Strict, que melhora a proteção contra impressões digitais.
  • O modo Picture-in-Picture foi melhorado e um novo recurso de ajuste de canto foi adicionado para as versões Linux e Windows.

Além dessas novidades, a versão 120 do Firefox também vem com as habituais correções de bugs e melhorias de desempenho. No momento em que este artigo está a ser escrito, esta nova versão do navegador da Mozilla apenas estava disponível para quem fizesse download da aplicação no site da empresa (aqui). Aqueles que já têm o Firefox instalado no seu dispositivo, deverão receber a atualização para esta nova versão nas próximas horas.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.