FIFA 23? Não, o próximo jogo vai-se chamar EA Sports Football Club

FIFA 23? Não, o próximo jogo vai-se chamar EA Sports Football Club

25 Março, 2022 0 Por Joel Pinto

EA Sports Football Club deverá chegar para substituir a franquia FIFA

Já não é um assunto totalmente novo, e tal como a Konami se despediu da série PES em favor do eFootball (um nome que, aliás, poderia ser abandonado em breve, talvez para se distanciar do fracasso do projecto), a Electronic Arts poderá seguir o mesmo caminha com o FIFA.

Os rumores de uma mudança de nome para o jogo já circulam na Web desde de Outubro do ano passado, e na base dessa escolha estaria, antes de tudo, uma divergência de opiniões para a renovação dos direitos relacionados ao uso da marca FIFA, com a federação de futebol que terá pedido um valor astronómico à software house americana.

Nos últimos meses, os rumores diminuíram, mas agora voltaram à ribalta, com a indiscrição de um dos insiders mais confiáveis ​​do sector, o jornalista Jeff Grubb. No último episódio do podcast GrubbSnax, Grubb confirmou que a escolha da EA estaria ligada principalmente a uma questão de dinheiro, e acrescentou que internamente o projecto chama-se EA Sports FC, na íntegra, EA Sports Football Club. Não surpreendentemente, é o mesmo nome que que havia surgido em Outubro de 2021, no Escritório de Propriedade Intelectual do Reino Unido e no EUIPO… ou seja, o registo da marca (ver imagem abaixo).

Os rumores de Outubro, mais detalhadamente, informavam um pedido da FIFA que teria sido de 2,5 biliões de dólares distribuídos nos próximos 10 anos, e, portanto, um aumento de 1 bilião em relação ao acordo alcançado nos últimos 10 anos. Um aumento que a EA considera injustificado, especialmente considerando que deve então tratar os direitos das equipas, e ligas, separadamente.

Grubb, no entanto, especificou que o nome final também pode mudar: o que parece certo, no entanto, é que o casamento entre EA Sports e a FIFA, após décadas de sucesso, está destinado ao fracasso. Não sabemos se esta revolução na superfície corresponderá também a uma mais profunda, ao estilo do eFootball, com o intuito de transformar a saga numa plataforma, abandonando assim o modelo que prevê um novo capítulo todos os anos.

EA Sports Football Club
Registo da marca EA Sports FC na EUIPO

Para a EA, no entanto, certamente é o melhor momento para uma mudança drástica: o rival de todos os tempos, o jogo de futebol da Konami, vive uma crise de identidade. E, ao mesmo tempo, a software house americana ao longo dos anos conseguiu associar-se directamente o futebol, e o nome EA Sports Football Club certamente não iria causar muitos danos na marca.

Alem disso, a EA Sports é uma marca muito forte, e com uma boa campanha de marketing facilmente passava a mensagem que a franquia FIFA se passaria a chamar EA Sports Football Club.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.