Alerta: Ferramenta que promete activar a Google Play Store no Windows 11 é malware

Alerta: Ferramenta que promete activar a Google Play Store no Windows 11 é malware

18 Abril, 2022 0 Por Joel Pinto

Windows Toolbox é um malware e não activa a Google Play Store no Windows 11

Uma das grandes novidades do Windows 11 é o facto deste sistema operativo chegar com suporte para executar aplicações Android, no entanto, para isso, a Microsoft fez uma parceria com a Amazon App Store, para que os utilizadores possam ter acesso às aplicações.

No entanto, utilizadores mal intencionados viram aí uma oportunidade, e criaram uma ferramenta, obviamente não oficial, que promete disponibilizar o acesso à Google Play Store, aquela que é oficialmente a loja de aplicações do Android. Acontece que essa “ferramenta” é na verdade Malware.

Baptizada de Windows Toolbox, é uma das ferramentas que ajuda a instalar a Google Play Store no Windows 11, e é ele quem realmente é um malware. Segundo está a ser revelado pelo pessoal do bleepingcomputer, essa ferramenta infectou os computadores dos utilizadores com extensões maliciosas do Chrome, scripts duvidosos e possivelmente outros malwares.

Em detalhes, a ferramenta é um Trojan que executa scripts ocultos do PowerShell. Esses scripts criam tarefas agendadas no Windows 11, como encerrar processos e criar outras tarefas. Ele também criou uma pasta oculta c:\systemfile e copiou os perfis padrão dos navegadores Chrome, Edge e Brave para esta pasta.

Uma extensão maliciosa do Chrome também foi criada nesta pasta, enviando as informações geográficas da vítima para o autor da ferramenta enquanto redireciona o utilizador para links afiliados. Por exemplo, os utilizadores que visitam o whatsapp.com são redirecionados para URLs relacionados a de forma a ganhar dinheiro, aplicações e jogos indesejados.

ligação Wi-Fi Malware

Se instalou este Windows Toolbox para ter a Google Play Store no Windows 11, remova-o de imediato e execute uma verificação com seu antivírus.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.