FBI prepara investigação ao FaceApp

FBI prepara investigação ao FaceApp

19 Julho, 2019 0 Por Joel Pinto

Muito se tem falado do FaceApp nos últimos dias. Essa aplicação permite a qualquer um rejuvenescer ou envelhecer usando apenas uma fotografia. É especialmente o aspecto do envelhecimento que está a ter um grande sucesso.

Mas, a propósito, o que o FaceApp faz com todas essas fotos? Acontece que a aplicação envia-as para os seus servidores, para que lá sejam aplicados os filtro que os utilizadores tanto esperam. A operação não é, portanto, realizada diretamente no smartphone e isso preocupa os políticos em relação a uma potencial falta de privacidade.

O senador norte-americano Chuck Schumer acredita que “o FBI e a FTC deveriam avaliar os riscos à segurança nacional e à privacidade porque milhões de americanos usaram o FaceApp”. Ele acrescenta que a empresa Wireless Lab, que lida com a FaceApp, está sediada na Rússia.

Na sua carta ao FBI e ao FTC, o político relatou que “a localização do FaceApp, na Rússia, levanta questões sobre como e quando a empresa fornece os dados de cidadãos americanos a terceiros, incluindo possivelmente para governos estrangeiros”. Ele não é o único a se preocupar de qualquer maneira. O Comité que supervisiona o Partido Democrata nos Estados Unidos enviou um aviso para todas as equipas de campanha dos candidatos para a primária democrata para a eleição presidencial 2020 e apelou a todos os membros para “excluir a aplicação imediatamente” .

No momento em que este artigo estava a ser escrito, nem o FBI nem a FTC anunciaram se uma investigação está planeada ou não, no entanto, alguns orgãos de comunicação locais, o FBI está a estudar a melhor forma de o fazer.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.