Falsa versão do Tor Browser utilizada para roubar Bitcoins

Falsa versão do Tor Browser utilizada para roubar Bitcoins

19 Outubro, 2019 0 Por Joel Pinto

Aqueles que gostam de visitar a DarkWeb, muitas vezes têm dissabores. Uma equipa de pesquisadores da empresa especializada em segurança cibernética ESET descobriu que uma falsa versão da popular ferramenta, Tor Browser, um navegador muito utilizado para visitar os recantos mais escuros da Internet, terá sido criado para roubar Bitcoins dos seus utilizadores.

Falsa versão do Tor Browser rouba bitcoins aos utilizadores

E o truque é muito simples: insira uma versão de Trojan do software no pacote de instalação, para que, uma vez iniciado, o falso navegador redirecciona o utilizador para uma página em que uma “actualização” deve ser descarregada.

Depois que essa etapa ter sido concluída, todas as vezes que um utilizador fazia compras online ou recarregava a sua conta online, todo o dinheiro era direccionado para uma carteira de Bitcoin. Segundo os estudos iniciais, três carteiras desse tipo foram identificadas desde 2017, com um conteúdo total de cerca de 40000 dólares. Se o uso desses links para extorquir moedas virtuais não é realmente um processo novo, a integração dessa falha directamente no navegador é realmente algo um pouco mais raro, especialmente nessa escala. Além disso, os criminosos calcularam os seus negócios: é mais provável que os utilizadores do Tor Browser usem o Bitcoin, dada a natureza do navegador.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.