Facebook: O que aconteceu às redes sociais? Relatos apontam para o maior hack da história da Internet

Facebook: O que aconteceu às redes sociais? Relatos apontam para o maior hack da história da Internet

4 Outubro, 2021 Não Por Joel Pinto

Se é utilizador das redes sociais, certamente está a par de que todas as aplicações do grupo Facebook estão offline. Ou seja, não funciona o Facebook, o Messenger, o Instagram e até mesmo o WhatsApp. Essas aplicações não funcionarem alguns minutos, isso já aconteceu algumas vezes, mas tanto tempo e todas as aplicações, não me lembro de alguma vez ter acontecido. Mas o que está realmente a causar esse problemas?

Segundo Briankrebs, um famoso jornalista especializado em cibercrimes, segurança e privacidade, podemos estar perante aquele que foi o maior hack da história da Internet. Segundo o mesmo, a falha que já leva algumas horas, deve-se a falhas nos registos DNS. Esses erros de DNS geralmente são resolvidos em minutos, mas parece que o Facebook tornou-se vítima de um dos maiores hacks da história, ou simplesmente de um gigantesco erro humano, porque os registos BGP autorizados do Facebook foram apagados, e aparentemente pela própria empresa.

Facebook

Grupo Facebook vitima de hack massivo?

A dar força a este analise de briankreds, estão os relatos que dão conta de que os engenheiros do Facebook afirmam que a falha está a causar pesadelos logísticos gigantescos, a ponto de existirem pessoas e tentar entrar nas instalações da empresa e não conseguirem porque os seus cartões simplesmente não passam nas máquinas.

Nos últimos minutos, o domínio Facebook.com também apareceu como disponível para venda, embora isso seja apenas um sintoma nas falhas dos registos DNS e BGP, já que de momento ninguém está a ser capaz de o comprar. Mas isso mostra o quão grande a interrupção é.

Segundo está a ser revelado, no momento em que este artigo está a ser escrito (22h52 em Portugal), esta interrupção já causou perdas ao Facebook na ordem os 600 milhões de dólares, e esse valor vai chegar ao bilião de dólares, se a situação não normalizar nas próximas horas.

Teremos de esperar para ver, mas pessoalmente acredito na tese de que tenha sido um hack, já que não à memoria de uma interrupção tão grande, e de todos os serviços ao mesmo tempo.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.