Facebook e Instagram incentivam utilizadores do iOS a activarem o rastreamento

Facebook e Instagram incentivam utilizadores do iOS a activarem o rastreamento

3 Maio, 2021 0 Por Joel Pinto

Com o lançamento do iOS 14.5 chegaram dores de cabeça para os gigantes do software, já a Apple introduziu o seu recurso App Tracking Transparency, que basicamente dá aos utilizadores a opção de quererem, ou não, que uma aplicação seja capaz de rastreá-los. Isso não elimina completamente o rastreamento, mas coloca a escolha nas mãos dos utilizadores, o que é uma coisa boa no que diz respeito à privacidade.

No entanto, o Facebook espera que os utilizadores permitam que eles o rastreiem. Descoberto inicialmente pelo pesquisador Ashkan Soltani, parece que o Facebook e o Instagram agora a exibir mensagens pop-up aos utilizadores que instalaram o iOS 14.5 nos seus dispositivos. Nesses pop-ups, eles estão a incentivar os utilizadores a activar o rastreamento de aplicações, para as suas aplicações.

Facebook rastreamento

Facebook pede aos utilizadores para activarem o rastreamento

Supomos que seja justo pelo menos pedir aos utilizadores que lhes dêem uma chance, mas alguns têm problemas com a escolha de palavras nos pop-ups. Basicamente, o Facebook e o Instagram estão a pedir que os utilizadores activem o rastreamento de aplicações para manter os seus serviços gratuitamente, como se sugerindo que, se não o fizerem, há hipoteses de que eles possam acabar por cobrar aos utilizadores pelos seus serviços. E a verdade seja dita, o que ganha o Facebook se todos decidirem bloquear o rastreamento? Rigorosamente nada... logo terá de cobrar pela sua aplicação.

Dito isto, esta é uma espécie de área cinzenta. A Apple já havia declarado que iria banir aplicações que tentem recompensar os utilizadores que habilitam o rastreamento, mas como dissemos, é uma espécie de área cinzenta aqui, já que isso não é realmente considerado uma recompensa.

FONTE