Facebook vai lançar a sua Criptomoeda com a ajuda da Visa e da Mastercard

Facebook vai lançar a sua Criptomoeda com a ajuda da Visa e da Mastercard

16 Junho, 2019 0 Por Joel Pinto

Segundo é relatado pelo The Wall Street Journal, o Facebook tem assegurado o apoio de mais de uma dúzia de empresas para a sua próxima criptomoeda, que está prevista para ser anunciada na próxima semana.

Entre as empresas que vão apoiar o Facebook, temos grandes organizações financeiras, como Visa e Mastercard, PayPal, Uber, Stripe e Booking.com. Cada um investirá cerca de 10 milhões de dólares para financiar o desenvolvimento da moeda, que vai fazer parte da Libra Association, um consórcio independente que administrará a moeda digital independentemente do Facebook.

O envolvimento de grandes empresas financeiras, como Visa e Mastercard, é interessante, porque as criptomoedas são tipicamente vistas como uma alternativa mais barata para essas redes de pagamento. O WSJ especula que essas empresas querem envolver-se para que possam monitorizar as ambições de pagamento do Facebook, bem como beneficiar da popularidade da moeda.

Para o Facebook, acredita-se que a criação de um órgão independente forneça cobertura a utilizadores e órgãos reguladores, que estão cada vez mais cautelosos quanto à quantidade de poder que o Facebook exerce e sua atitude arrogante em relação às responsabilidades que isso traz.

Segundo as ultimas informações, a criptomoeda, que se chamará Libra, será revelada já no próximo dia 18 de Junho, com um lançamento previsto para 2020. Espera-se que ele funcione como um “stablecoin”, o que significa que ele será atrelada a uma carteira de moedas emitidas pelo governo a fim de limitar a volatilidade tipicamente associada a moedas criptografadas como o Bitcoin. A estabilidade é uma preocupação fundamental, uma vez que o Facebook espera atrair utilizadores em países em desenvolvimento com uma alternativa a moedas locais mais voláteis.

Além de permitir que os utilizadores enviem dinheiro pelos serviços de mensagens do Facebook, como o WhatsApp e o Messenger, o Facebook espera que as suas parcerias com empresas de comércio electrónico permitam que os utilizadores gastem a moeda online. A empresa também está a investigar o desenvolvimento de terminais físicos semelhantes a ATM para que as pessoas convertam o seu dinheiro em Libra.

O Facebook precisará de superar vários obstáculos reguladores antes de conseguir lançar a moeda, e precisará de abordar as preocupações em torno de fraudes e lavagem de dinheiro (uma preocupação dentro do consórcio). Segundo parece, e para superar essa dificuldade, eles já se teriam reunido com o presidente do Banco da Inglaterra, Mark Carney, para discutir as oportunidades e os riscos da moeda, bem como o Tesouro dos EUA e empresas de transferência de dinheiro como a Western Union. Obter os aspectos regulatórios da moeda correta será de importância crucial para que a moeda tenha sucesso em mercados importantes como a Índia , que adoptou uma atitude hostil em relação às criptomoedas nos últimos anos.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.