Centenas de extensões perigosas foram removidas do Chrome e do Firefox

Centenas de extensões perigosas foram removidas do Chrome e do Firefox

5 Fevereiro, 2020 0 Por Joel Pinto

Talvez seja hora de rever as suas extensões do Google Chrome e/ou do Mozilla Firefox. Os dois navegadores acabaram de banir várias centenas de extensões maliciosas, e algumas delas até mesmo perigosas. Primeiro, tivemos o Chrome que anunciou o seguinte no blog Chromium:

“No início do ano, a equipa da Chrome Web Store detectou um aumento significativo no número de transacções fraudulentas que envolvem extensões do Chrome que tentavam explorar os seus utilizadores. Em vista da escala dessa fraude, desactivamos temporariamente a publicação de extensões pagas”.

Deixando centenas de desenvolvedores “pendurados” durante algum tempo, já que a empresa explica: “Estamos a trabalhar na solução mais rápida do problema, mas não podemos comunicar um calendário no momento”. A menos que eles retirem qualquer pagamento via sistema da Chrome Web Store e reenviem a sua extensão. O que causa a incompreensão de alguns editores que não entendem exactamente o que é problemático.

Chrome e Firefox com ataque às extensões dos seus navegadores

Há alguns dias tinha sido a Mozilla limpar as extensões do Firefox. No total 197 extensões foram removidas porque permitiam a execução remota de códigos maliciosos, ou porque tentavam ocultar códigos maliciosos. A maioria das extensões removidas pertence ao editor 2Ring, que fornece soluções B2B. Eles abusaram das condições de uso do navegador executando código remoto.

Seis extensões de editor do Tamo Junto Caixa também foram removidas pelos mesmos motivos. Outras 14 extensões estavam ocultas, essa técnica que consiste em ocultar códigos maliciosos através de vários truques. Outras 30 extensões cujos nomes não foram mencionados comportaram-se maliciosamente em determinados sites. Por exemplo, o FromDocToPDF estava a executar código malicioso, já os EasySearch, EasyZipTab, FlixTab, ConvertToPDF e FlixTab Search espiavam as pesquisas dos utilizadores.

Mas existem muitas outras que não estavam em conformidade. Portanto, ao lado de suas resoluções, aproveite este início de ano de 2020 para rever as suas extensões e excluir aquelas que não está a usar ou que parecem questionáveis.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.