Exclusivos Xbox estão mesmo a chegar à PlayStation 5… mas não os que eram falados

Exclusivos Xbox estão mesmo a chegar à PlayStation 5… mas não os que eram falados

16 Fevereiro, 2024 0 Por Joel Pinto

Apesar de diversos rumores e da fúria de muitos fãs da plataforma, o podcast do Xbox esclareceu muitas das duvidas que pairávam no ar. Num curto vídeo de 24 minutos, Phil Spencer, Matt Booty e Sarah Bond tentaram dissipar esse “incêndio”… com um copo de água.

O que ficamos a saber no final do podcast? 4 jogos originais Xbox estão a chegar a outras consolas, PlayStation 5 e Nintendo Switch, incluindo dois grandes jogos e dois jogos “pequenos” (Hi- Fi Rush e Pentiment serão esses dois jogos).

O chefe do secção de jogos da Microsoft, no entanto, anunciou que Starfield, assim como o novo jogo de Indiana Jones não estão entre essa lista de jogos a chegar à PlayStation 5. É possível que esses títulos tenham sido afetados em algum momento pela nova estratégia de abertura da Microsoft, mas o bad buzz gerado nas redes sociais pode ter feito o CEO Satya Nadella ter mudado de posição.

Matt Booty, por outro lado, levantou sub-repticiamente o véu sobre a estratégia da Xbox para os próximos anos e, visivelmente, a empresa perseguirá todas as lebres de uma só vez: certos jogos irão bem em todas as plataformas possíveis (incluindo, sem dúvida, Nintendo e consolas da Sony), outros jogos estarão lá sobretudo para o famoso “Day One” no Game Pass, e outros jogos serão puros exclusivos das consolas Xbox (e no PC fora da console).

Ao contrário do que alguns rumores anunciavam, os jogos first party ainda chegarão no primeiro dia ao Game Pass, mas o trio não foi muito claro sobre o fato de que certos jogos da Besthesda, e especialmente da Activision Blizzard, poderiam não chegar ao serviço. Este seria o caso de Call of Duty, embora nenhuma confirmação tenha sido feita sobre este assunto.

4 originais Xbox a chegar a outras consolas

Do lado de Sarah Bond o discurso foi claramente mais ambíguo com um grande lembrete da necessidade de levar os jogos dos estúdios Xbox para todos os ecrãs possíveis mesmo que esta estratégia possa significar que a Xbox procure principalmente alargar o seu Game Pass a outras plataformas e não se tornar um editor terceirizado. O problema é que, sem o acordo da Sony e da Nintendo, este desejo de expansão total baseia-se hoje principalmente nas… vendas de consolas (que representam a maioria das assinaturas do Game Pass).

Sarah Bond realça também fortemente o facto de que para o jogador médio o ganho do ecossistema Xbox está principalmente no Game Pass e na qualidade das funções da plataforma, sendo que o termo “exclusivos” nem sequer é mencionado pelo chefe dos estúdios Xbox.

Ou seja, a montanha de rumores realmente dá à luz um rato…

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.