EUA colocam a Kaspersky na sua lista negra

EUA colocam a Kaspersky na sua lista negra

27 Março, 2022 0 Por Joel Pinto

Kaspersky Lab estão agora na lista negra dos EUA

Segundo está a ser avançado pelo Bloomberg, a FCC (Comissão Federal de Comunicações dos EUA) adicionaram a Kaspersky Lab à sua lista de entidades que representam um “risco inaceitável para a segurança nacional dos EUA”. Essa é a mesma lista onde temos há alguns anos a Huawei, que fez com que a empresa tivesse feito uma travagem a fundo no seu crescimento, e hoje luta para ter uma posição decente no mercado de smartphones, quando esteve em vias de ser tornar o líder mundial nesse sector.

Alem disso, a Kaspersky Lab é a primeira empresa Russa a fazer parte dessa “lista negra”, e isso significa que as empresas locais estão impedidas de usar subsídios federais para comprar os seus produtos.

“Estou satisfeita que as nossas agências de segurança nacional concordaram com a minha avaliação de que a China Mobile e a China Telecom pareciam atingir o limite necessário para adicionar essas entidades à nossa lista”, disse a presidente da FCC, Jessica Rosenworcel, num comunicado à imprensa. “A adição deles, assim como a Kaspersky Labs, ajudará a proteger as nossas redes contra ameaças representadas por entidades apoiadas pelo Estado chinês, e russo, que procuram envolver-se em espionagem e prejudicar os interesses da América.”

Kaspersky OS

Entretanto, a Kaspersky já respondeu a essa decisão da FCC num comunicado à imprensa disponibilizado no seu site, afirmando que a decisão da agência foi “tomada por motivos políticos” à luz da invasão da Ucrânia pela Rússia, e que a empresa “continua pronta para cooperar com agências governamentais dos EUA para resolver os problemas, e preocupações, da FCC e de qualquer outra agência reguladora.”

A verdade é que há alguns dias já aqui tínhamos dado a informação de que haviam algumas preocupações das entidades com a Kaspersky.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.