Estudo revela que pirataria online está em queda livre na Europa

Estudo revela que pirataria online está em queda livre na Europa

11 Dezembro, 2021 0 Por Joel Pinto

Segundo um estudo realizado pelo Escritório Europeu e Propriedade Intelectual (EUIPO), a pirataria online, seja ela de filmes, séries ou musicas, está em queda, e hoje representa “apenas” 50% daquilo que representava entre os anos de 2017 e 2020.

Segundo o estudo, em média, cada internauta acedeu a conteúdo pirateado 5,9 vezes por mês em 2020, quando esse numero em 2017 representava 11,7 vezes. As séries mantiveram-se como o conteúdo mais pirateado em 2020, com 4 acessos por mês e por internauta em média, uma queda de 41% em relação a 2017. Em seguida, vêm os filmes com 0,9 acessos por mês e por internauta em média (ou seja, uma diminuição de 68% em 2017) e música 0,5 vezes por mês, a maior queda desde 2017 (-81%).

“Apesar do declínio positivo e constante no consumo de conteúdo pirateado revelado no estudo, ainda há muito a fazer para combater as violações dos direitos de propriedade intelectual online” , comentou Christian Archambeau, director executivo da EUIPO.

pirataria

Desporto continua a ser o principal foco da pirataria

O estudo não comenta os motivos da queda da pirataria. Mas ela observa que “o conhecimento das ofertas legais parece reduzir o consumo de conteúdo pirateado” e que “o número de plataformas legais de filmes e canais de televisão também reduz o consumo de conteúdo pirateado”.

Vale ressaltar que o estudo não leva em consideração o acesso pirata a transmissões desportivas em directo, ou seja, os sites de streaming ou via IPTV. Outros estudos mostram que esse tipo de pirataria está a aumentar e causa grandes perdas para os detentores de direitos.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.