Activision: Empresas de jogos na nuvem contra bloqueio da CMA

Activision: Empresas de jogos na nuvem contra bloqueio da CMA

29 Abril, 2023 0 Por Joel Pinto

A CMA, a entidade antitrust do Reino Unido, chumbou o negócio que permitiria a Microsoft comprar a Activision-Blizzard por um valor nunca antes visto no mundo dos videojogos. A principal preocupação da CMA está no negocio de jogos na nuvem. No entanto, as empresas de jogos na nuvem acham que esse chumbo não será bom para… os jogos na nuvem.

Para quem não sabe, algumas empresas de jogos na nuvem assinaram com a Microsoft e a Activision-Blizzard, um acordo que lhes dá acesso aos conteúdos da editora americana. A Microsoft assinou com essas empresas, precisamente, para acalmar as preocupações da CMA sobre jogos em nuvem. Os jogos da Activision-Blizzard não permaneceriam exclusivos para uma única plataforma de nuvem.

Contudo, parece que isso não foi suficiente (mas ainda não sabemos o que teria sido suficiente), e o risco agora é que os novos parceiros de negócios da Microsoft se encontrem à deriva, com um catálogo de títulos claramente menos atraente sem os jogos da ABK (Activision Blizzard King).

Os críticos foram rápidos em aparecer, especialmente da NVidia, com o seu GeForce NOW, que lembrou num tweet contundente que diz:

“o GeForce NOW e outros fornecedores de jogos em nuvem poderão adquirir um catálogo ainda mais completo de jogos se a aquisição da Activision pela Microsoft for finalizada.”

Empresas de jogos na nuvem não estão contentes com o CMA

O mesmo vale para o britânico Boosteroid, que admite discordar da decisão do CMA contra a Microsoft. É preciso dizer que para o ainda incipiente mercado de jogos em nuvem, a oferta da Microsoft foi uma dádiva de Deus diante do domínio quase total do modelo económico de compra de jogos por unidade, modelo amplamente apoiado pela Sony. Os jogos em nuvem precisam de jogos icónicos e franquias já fortes para crescer, sabendo que provavelmente há muito risco de não atrair apoio público com novas licenças.

Também aguardamos impacientemente a reação da Nintendo, que também havia assinado com a Microsoft e viu na nuvem a possibilidade de voltar a ter acesso à franquia Call of Duty.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.