Elon Musk vai restabelecer ligação à Internet em Gaza via Starlink

Elon Musk vai restabelecer ligação à Internet em Gaza via Starlink

31 Outubro, 2023 0 Por Joel Pinto

A geopolítica é uma arte complexa e Elon Musk, sem dúvida, aprendeu-a da maneira mais difícil. O famoso empresário foi duramente criticado pelo governo israelita por causa do seu plano de oferecer o acesso ao Starlink a grupos de ajuda humanitária que operam em Gaza.

A decisão seguiu-se a relatos de que Gaza tinha sido abruptamente cortada de todo o acesso à Internet e a comunicações móveis, enquanto o exército israelita se preparava ativamente para uma potencial invasão terrestre. Muitos utilizadores residentes em Gaza manifestaram a necessidade de aceder à Internet através da hashtag “#starlinkforgaza”, e foi esta hashtag que chamou a atenção de Elon Musk:

“Starlink apoiará a conectividade com organizações humanitárias reconhecidas internacionalmente em Gaza.” declarou Musk na sua rede social X.

Este tweet recebeu uma resposta rápida do Ministro das Comunicações de Israel, Shlomo Karhi, que levantou preocupações sobre o potencial uso indevido dos satélites pelo Hamas para ataques terroristas. O ministro israelita até ameaçou cortar todos os laços com a SpaceX.

Elon Musk vai disponibiliza a Internet via Starlink para as ajudas humanitárias

Em resposta a estas sérias preocupações, Elon Musk respondeu que a SpaceX estava ciente da complexa situação em Gaza e garantiu ao governo israelita que o acesso ao Starlink só seria concedido a grupos humanitários oficiais. O chefe da empresa prometeu ainda tomar medidas extraordinárias para garantir que a tecnologia seja utilizada exclusivamente para fins justos.

Desde este conflito, a conectividade da Internet e de rede móvel em Gaza parece ter sido gradualmente restaurada… mas não graças aos serviços de Elon Musk.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.