Electronic Arts vai mudar o nome do FIFA por causa de dinheiro?

Electronic Arts vai mudar o nome do FIFA por causa de dinheiro?

14 Outubro, 2021 Não Por Joel Pinto

Há não muito tempo, a Electronic Arts revelou que estava a planear algumas mudanças no seu jogo de simulação de futebol, o FIFA, e entre essas mudanças estaria a mudança do nome do jogo. No entanto, quando a empresa fez essa revelação, não revelou os motivos que os levou a fazer esse "anuncio".

Mais recentemente, a empresa registou a marca EA Sports FC que levou os utilizadores a pensar que esse poderia ser o novo nome adoptado pela FIFA. Mas quais os motivos da mudança de nome? Segundo está a ser revelado pelo New York Times, isso deve-se ao facto de o contracto com a FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) estar a terminar, e para renovar com os mesmos, teriam de pagar o dobro do valor exigido no contracto anterior, que termina agora em 2022.

O valor pedido é de tal ordem gigante que torna impossível ao jogo gerar receitas suficientes para suportar esse encargo, e dar a lucratividade que o estúdio necessita.

Segundo está a ser revelado, as negociações para a renovação do contracto já duram à 2 anos, e nesse tempo não conseguiram chegar a um entendimento sobre o valor a pagar pela Electronic Arts, que naturalmente quer pagar o menos possível, e nem os termos de contracto conseguem chegar a um acordo, pelo que as negociações deverão ser abortadas muito em breve.

FIFA

Passará o FIFA a ser o EA Sports FC?

O facto de a FIFA querer renegociar o preço pedido à EA pelo nome da sua licença também parece bastante legítimo, quando sabemos que a EA lucra agora muito mais com o seu jogo, do que lucrava há alguns anos. Apenas com o modo FUT, e as suas caixas de saque, a EA teria feito mais de um bilião de dólares neste ano de 2021. A FIFA, portanto, pediria quase "um bilião de dólares a mais para cada ciclo de quatro anos do Campeonato do Mundo".

Do lado do estúdio, as coisas parecem estar a caminhar a favor de uma mudança de nome para a próxima edição do jogo. Recentemente, vários registos de nomes foram vistos na Europa e no Reino Unido, com a menção "EA Sports FC", o que poderia ser o próximo nome do FIFA .

Embora isso não seja bem recebido por muitos jogadores, a EA está a tentar fazer uma transição suave, e é por isso que um anúncio foi feito antes da mudança. No entanto, nada está certo ainda, e a EA poderia facilmente proteger-se no caso extremo de as negociações com a FIFA falharem.