Dicas para o Dia Mundial da Rádio 2020: receba rádio Internet dentro e fora de casa

Dicas para o Dia Mundial da Rádio 2020: receba rádio Internet dentro e fora de casa

13 Fevereiro, 2020 0 Por Joel Pinto

As primeiras emissões regulares de rádio em Portugal surgem em Lisboa a 25 de Outubro de 1925, com a estação amadora CT1AA. Nessa altura, apenas alguns ouvintes acompanharam o nascimento da rádio como meio de comunicação. No entanto, a rádio tornou-se muito mais popular à medida que o leque de serviços se alargou. A rádio é agora parte do dia-a-dia: de manhã durante o pequeno-almoço, ao longo do dia no escritório ou ao final da tarde no regresso a casa. A marcha triunfante da rádio tornou-se possível porque a tecnologia de transmissão foi continuamente melhorada e os receptores estão hoje sempre presentes. O FM continua associado a receptores de rádio, mas a cada vez mais usada rádio Internet pode ser transmitida através de praticamente qualquer produto de comunicação em rede – desde que a ligação de dados seja estável. Iremos explicar a melhor maneira de fazer isto aproveitando a ocasião do Dia Mundial da Rádio a 13 de Fevereiro.

Celebra-se hoje o dia Mundial da Rádio

Rádio Internet em movimento

Ninguém que vá de férias precisa de dispensar a sua estação de rádio favorita. Praticamente todas as estações de rádio em todo o mundo podem também ser recebidas como transmissão de dados através de um portátil, smartphone ou tablet – directamente a partir do website respectivo ou por app. É possível procurar especificamente por estações de rádio e organizá-las consoante o género, país ou outro critério de modo a obter rapidamente uma combinação perfeita de música e notícias. Tudo isto funciona perfeitamente desde que uma ligação de dados móveis estável esteja disponível (3G ou LTE). No entanto, há um outro problema: a transmissão móvel de estações de rádio Internet aumenta o consumo de dados e deve assim ser sempre usada em moderação, especialmente em países fora da Europa.

Rádio Internet em casa

Qualquer pessoa em casa, ou pelo menos num sítio com acesso Wi-Fi, normalmente não tem problemas com consumo de dados e pode transmitir música, programas informativos e concursos de rádio tanto quanto quiser. Para além dos potenciais receptores, existem soluções tradicionais: rádios Internet no formato dos clássicos receptores FM, embora com um design muito mais moderno. Alguns destes rádios são, na prática, dispositivos combinados que podem receber tanto Internet como FM. Isto é especialmente útil quando não existe recepção Wi-Fi fiável onde o rádio Internet se encontra e o utilizador pode assim fazer uso de tecnologia sem fios alternativa. Aqueles que prestarem mais atenção ao problema irão tomar medidas para melhorar a recepção Wi-Fi em casa.

Rádio Internet através de repetidor Wi-Fi

Se a recepção Wi-Fi for fraca, isto rapidamente se torna aparente com falhas irritantes durante a transmissão ou quando o rádio Internet se recusa a reproduzir algum conteúdo. Muitas vezes a primeira medida usada nesta situação é um repetidor Wi-Fi. Em alguns casos isto pode ajudar com distâncias curtas. É importante que o repetidor seja colocado aproximadamente no meio entre o router e o rádio Internet para alcançar os melhores resultados. Quem não tiver a certeza sobre a distância correta pode usar uma app gratuita de análise Wi-Fi para smartphone de forma a encontrar a posição ideal. No entanto, se for necessário cobrir uma longa distância entre o router e o rádio, ou se paredes e tetos bloquearem o Wi-Fi, os repetidores podem rapidamente chegar ao seu limite.

Rádio Internet com adaptadores Powerline Wi-Fi

É aqui que entram os adaptadores Powerline. Estes usam a rede elétrica existente para transmitir dados. As vantagens: paredes e tectos deixam de afetar negativamente a rede Wi-Fi porque um novo ponto de acesso Wi-Fi pode ser rápida e facilmente instalado em qualquer local desejado com uma tomada eléctrica. Os práticos dispositivos Powerline oferecem também pelo menos uma ligação de rede. Os equipamentos multimédia podem assim ser ligados através de um cabo LAN. A instalação é muito simples e pode ser efectuada num curto espaço de tempo. Numa rede Powerline, por exemplo da líder de mercado alemã devolo, até oito adaptadores podem trabalhar simultaneamente. Isto é suficiente para fornecer uma casa inteira desde a cave até ao sótão com ligações LAN e Wi-Fi rápido. Desta forma não há nada a impedir o Dia Mundial da Rádio através de uma transmissão Internet.

Preços e disponibilidade

A devolo oferece adaptadores Powerline da série Magic em versões LAN e Wi-Fi. O devolo Magic 1 WiFi Mini é o mais acessível kit de entrada da série de produto. O Starter Kit está disponível a partir de 99,90 €. O preço recomendado para o produto de gama alta devolo Magic 2 WiFi Starter Kit é de 199,90 €. A devolo inclui uma garantia de 3 anos em todos os produtos.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.